Caxias do Sul 29/03/2024

Tum Tum Produtora oferece CURSO GRATUITO de Produção Executiva de Eventos

Projeto terá 12 aulas online, com 25 vagas limitadas. Inscrições se encerram em 5 de outubro
Produzido por redação, 30/09/2020 às 13:29:52
Tum Tum Produtora oferece CURSO GRATUITO de Produção Executiva de Eventos
Produção de eventos culturais é atividade que movimenta a cadeia econômica do país
Foto: Tum Tum Instrumental/Divulgação

Um dos maiores desafios para quem trabalha com produção cultural no Brasil tem sido profissionalizar a atividade, para que seja reconhecida cada vez mais como séria e confiável. Sabendo que a arte e a cultura são geradoras de empregos e produtos rentáveis, movimentando a cadeia econômica do país como qualquer outra atividade, a caxiense Tum Tum Produtora decidiu lançar o Curso Online de Produção Executiva de Eventos.

Composto por 12 encontros e um total de 20 horas-aula, o curso tem financiamento do FAC Digital da Secretaria de Estado da Cultura do RS, em parceria com a Feevale e a Feevale Teckpark. Serão 25 vagas, todas gratuitas.

Os encontros acontecerão de 16 de outubro a 25 de novembro, sempre às quartas e sextas, às 15h. A coordenação será da diretora-executiva da Tum Tum Produtora, Juliana Pandolfo, que ministrará as aulas e contará com profissionais convidados.

As 25 vagas oferecidas serão voltadas a produtores da Serra Gaúcha das seguintes áreas: música, literatura, artes cênicas, audiovisual, artes plásticas e patrimônio, além de profissionais que queiram se capacitar no setor cultural.

O curso vai mostrar como produzir um espetáculo musical ou evento cultural, desde a concepção estratégica até a finalização, passando por formatação de projetos, leis de incentivo à cultura, orçamentos, mídia e divulgação, ou seja, incluindo todas as fases do processo: criação, produção, distribuição e difusão.

Para contemplar todas essas áreas, Juliana contará com os seguintes convidados: o antropólogo Caetano Sordi, os produtores culturais Dedé Ribeiro e Bruno Melo, a jornalista Paula Valduga, a profissional de marketing Madeline Juber, o diretor artístico Pepe Pessoa e a contadora Márcia Elisa Pezzi.

OS MINISTRANTES


(Foto: Tatieli Sperry)

Juliana Pandolfo graduou-se em História pela Universidade de Caxias do Sul, em 2005. Desde 2004, atua como produtora cultural. Há dez anos, é diretora executiva da Tum Tum Produtora, em Caxias do Sul, juntamente com o músico Beto Scopel. É diretora de produção da mostra de música Tum Tum e da Semana Tum Tum de Música. Além disto é uma das produtoras culturais do Instituto Tarcísio Michelon, há seis anos, em Bento Gonçalves, fazendo a direção de produção e comunicação do Simpósio Internacional de Escultores em Bento Gonçalves. Há um ano é também produtora cultural do Instituto Hércules Galló, em Galópolis, Caxias do Sul.

(Foto: Arquivo pessoal)

Caetano Sordi é Cientista Social, Mestre e Doutor em Antropologia Social pela UFRGS. Foi professor da Área de Humanidades da UCS entre 2016 e 2019. Desde então, atua como técnico da Área de Patrimônio Imaterial do IPHAN/RS.

(Foto: Martina Mombelli)

Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com mestrado na Universidade de Paris I - Sorbonne (França) e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Produz eventos culturais e artistas desde 1977, tendo criado o primeiro curso de produção em Porto Alegre, atuante até os dias de hoje. Desde 2018, mantém o canal de YouTube "É Isso mesmo produção?", com dicas de produção cultural, entrevistas e visitas a centros culturais de diversos países.


(Foto: Arquivo pessoal)


Bruno Melo, atualmente, faz a gestão de sucesso de comunidade da plataforma de financiamento coletivo APOIA.se, é produtor cultural, residente em Porto Alegre, e tem experiência em empreendedorismo no setor criativo musical. Em 2011 criou o Traga Seu Show, primeiro site de financiamento coletivo do Rio Grande do Sul para música, que hoje, como produtora, desenvolve e executa projetos musicais com leis de incentivo e financiamentos alternativos.

(Foto: Alex Battistel)


Paula Valduga é jornalista, especialista em Jornalismo Digital e autora de dois livros. Após 18 anos atuando em veículos jornalísticos, hoje trabalha com assessoria de imprensa, gestão de mídias sociais, produção de conteúdo para blogs, revistas, sites e livros. É apaixonada por histórias de pessoas e idealista.

(Foto: Arquivo pessoal)


Madeline Juber é graduada em Marketing e especialista em Gestão de Marcas pela Universidade de Caxias do Sul. Sócia-fundadora da Associação de Marketing da Serra Gaúcha e colaboradora do Vivacidade. Atuou na área financeira de uma montadora multinacional, planejamento em agência de propaganda, marketing em um dos maiores grupos de mídia do país e na coordenação do marketing de uma grande operadora de plano de saúde, onde ainda atua. Atualmente, desenvolve atividades que envolvem desde a gestão de marketing até projetos específicos de desenvolvimento ou gestão de marcas e de place branding.

(Foto: Leandro Foscarini)


Pepe Pessoa é maquiador, produtor e diretor artístico, com formação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul. Paraibano, nascido em João Pessoa, radicado em Caxias do Sul desde 1988. Professor no curso de Fotografia da Universidade de Caxias do Sul desde 2010, com a disciplina Fotografia e Moda.

(Foto: Carlos Balbinot)

Márcia Elisa Pezzi é contadora graduada pela UCS e possui especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Claretiano. Trabalha com contabilidade desde 2003, sendo sócia-proprietária do escritório Aspec Contabilidade e Assessoria. Desde 2009 trabalha com projetos culturais em esfera municipal, estadual e federal.

PARA LEMBRAR


Curso Online de Produção Executiva de Eventos

Coordenação: Juliana Pandolfo, diretora-executiva da Tum Tum Produtora

Ministrantes: Juliana Pandolfo, Caetano Sordi, Dedé Ribeiro, Bruno Melo, Paula Valduga, Madeline Juber, Pepe Pessoa e Márcia Elisa Pezzi

Período: 16/10/2020 a 25/11/2020

Carga horária: 20 horas/aula (dois períodos semanais de duas horas cada um)

Horário: das 15h às 17h


Plataforma: Google Meet

Vagas: 25 voltadas produtores da Serra Gaúcha das seguintes áreas: música, literatura, artes cênicas, audiovisual, artes plásticas, e patrimônio, além de profissionais que queiram se profissionalizar no setor cultural.


Custo: gratuito


INSCRIÇÕES

Prazo: até 5 de outubro de 2020


Onde: no blog da Tum Tum Produtora www.tumtumprodutora.com.br

Como: os interessados devem preencher o formulário no site e anexar um breve currículo. O curso terá certificado de conclusão expedido pela Tum Tum Produtora aos participantes que obtiverem 75% de presença nas aulas.
Financiamento do FAC Digital da Secretaria de Estado da Cultura do RS em parceria com a Feevale e a Feevale Teckpark.

Realização: Tum Tum Produtora