Caxias do Sul 27/04/2024

Três pontos carregam veículos elétricos em Caxias do Sul

Além do Shopping Iguatemi, a cidade já conta com estações de recarga na Magnani Luz e Energia e no posto Ipiranga próximo à prefeitura
Produzido por Silvana Toazza, 15/08/2020 às 13:44:43
Três pontos carregam veículos elétricos em Caxias do Sul
Estação de carregamento junto à Magnani foi a primeira da cidade com geração de energia solar
Foto: Carlos Magnani

POR SILVANA TOAZZA

O site divulgou recentemente a informação de que o Shopping Iguatemi Caxias passou a disponibilizar uma estação de carregamento para veículos híbridos e elétricos, em parceria com a Porsche. Com isso, os leitores questionaram qual a infraestrutura da cidade para essa tendência veicular, que ganha cada vez mais velocidade.

A resposta é: a estrutura de recarga do Iguatemi é a terceira voltada ao mercado de carros elétricos em Caxias do Sul. Dois outros pontos já desembarcaram na cidade antes: um deles junto ao Posto Ipiranga, na Rua Alfredo Chaves, nas imediações da prefeitura, em parceria com a BMW, e o outro na Magnani Luz e Energia, na Perimetral Norte – Avenida Rubem Bento Alves, 4.549, bairro Santa Catarina.

Detalhe: Instalada no segundo semestre de 2019, a estação de carregamento junto à Magnani foi a primeira da cidade com geração própria de energia solar, totalmente sustentável.

“Resolvemos implantar essa estação de carregamento porque é um mercado novo que vem pela frente e queremos fazer parte desta revolução. Já disponibilizamos para nossos clientes a solução completa de estações de recarga para veículos elétricos. Então, é um diferencial ao nosso público, em localização facilitada, que apenas estaciona no nosso pátio e pode carregar seu veículo, sem custo algum”, detalha Paulo Magnani, diretor geral da empresa que leva seu sobrenome, acrescentando que a Magnani já trabalha com a venda de carregadores para carros elétricos.

O empresário revela que, a exemplo da loja de Caxias do Sul, a filial da Magnani Luz e Energia de Torres também receberá uma estação de carregamento de veículos elétricos e híbridos até o começo da temporada de praia, antes do final de 2020.

O aplicativo PlugShare apresenta um mapa sinalizando as estações de carregamento próximas à região por onde está circulando o motorista do carro elétrico.

Curiosidade: embora as estações de carregamento possam levar a marca de alguma montadora parceira, elas são universais para veículos elétricos ou híbridos compatíveis com o padrão europeu (Tipo 2).

Em alta velocidade: venda de carros elétricos cresce 221% no primeiro semestre

Não há dúvidas de que as cidades precisam se adaptar rapidamente às inovações, já que os veículos híbridos e elétricos representam uma tendência crescente, seguindo uma tendência mundial.

Os números confirmam: mesmo diante da crise da Covid-19 e na contramão da indústria automotiva tradicional, as vendas de automóveis eletrificados no Brasil avançaram 221% de janeiro a junho de 2020 sobre o mesmo período do ano passado, aponta a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

No primeiro semestre, foram vendidos no país 7.568 automóveis e veículos comerciais leves elétricos, contra 2.356 unidades no mesmo período do ano passado.

É o melhor primeiro semestre da série histórica da entidade, com base nos emplacamentos do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Junho de 2020 também registrou o maior total de vendas de carros elétricos para o mês em toda série histórica (iniciada em 2012), com 1.334 unidades emplacadas.

Dessa forma, a frota em circulação no Brasil chegou a 30.092 veículos elétricos no final do primeiro semestre deste ano e segue em constante expansão.

Leia também:

Iguatemi Caxias e Porsche engatam parceria