Caxias do Sul 20/04/2024

Três institutos de inovação selam parceria inédita no RS

Com o projeto, incluindo o ecossistema caxiense, mais de 70 grandes empresas gaúchas atuarão de forma colaborativa. Novidade será lançada na quinta-feira
Produzido por redação, 21/09/2021 às 11:12:22
Três institutos de inovação selam parceria inédita no RS
Participação do Instituto Hélice na Mercopar 2020
Foto: Alison Oliveira

Inovação não é apenas uma palavra da moda no vocabulário empresarial. Ela denota estratégia vital para a sobrevivência e crescimento de companhias. Com esse pensamento em mente e muita ação no dia a dia, três grandes iniciativas empresariais anunciam uma cooperação inédita no Estado, com vistas a fomentar a transformação da Região Metropolitana, Serra e Norte.

Os protagonistas da parceria são o Instituto Hélice (de Caxias do Sul), o Instituto Caldeira e a Aliança Empresarial Norte/RS. A novidade será lançada no dia 23 de setembro (quinta-feira), às 16h, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre – com transmissão ao vivo no Youtube. Com a união de esforços, serão mais de 70 grandes empresas gaúchas que acreditam na inovação como estratégia de crescimento atuando de forma colaborativa.

O evento "RS que Inova" marcará o pontapé inicial da parceria, em que os três institutos apresentarão seus propósitos, a razão de trabalharem em conjunto e as ações concretas que realizarão nos próximos meses. Além do anúncio, um painel mediado pelo jornalista Tulio Milman, com a participação dos empresários Daniel Randon, José Galló, Daniel Leipnitz e Marcos Boschetti, debate a importância desses movimentos e como o Rio Grande do Sul pode expandir a partir da inovação.

"Esse encontro materializa a colaboração que vem acontecendo de forma constante dentro do ecossistema de inovação do RS”, pontua Pedro Freitas Valério, presidente do Instituto Caldeira.

"Acreditamos que um movimento conjunto entre institutos de inovação lança uma mensagem de colaboração para o público, que encontrará referências no Estado quando falar desse tema", acrescenta Thomas Job, executivo do Instituto Hélice.

Instituto Hélice

O Instituto Hélice foi criado há cerca de três anos, em Caxias do Sul, a partir da decisão das empresas Florense, Marcopolo, Randon e Soprano de trabalhar de forma conjunta para se conectar com a Nova Economia. Em 2019, o movimento virou um Instituto multiplicando o número de empresas, além de apoiadoras. Representa organizações que acreditam que podem transformar o ecossistema de inovação na Serra Gaúcha. Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Para isso, oferece processos estruturados de inovação aberta para seus associados, proporcionando conexão com novas tecnologias para melhoria operacional, experiências para transformação cultural e oportunidades para novas receitas. Para saber mais sobre o Instituto acesse o site helice.network.

Aliança Empresarial Norte/RS

O programa Aliança Empresarial Norte/RS faz parte das ações do Hub de Inovação da IMED, idealizado para empreendedores e líderes de alta performance dos mais diferentes segmentos de mercado, que buscam impactar positivamente a vida das comunidades, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social, com foco na transformação cultural e digital para inovação no RS. Lançada oficialmente em novembro de 2020, a iniciativa reúne alguns dos principais players do segmento de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil: BSBios, Coprel, Cotrijal, Farmácias São João, Grupo Grazziotin, Hospital Ortopédico, IMED, Metasa e Oniz Distribuidora.

Instituto Caldeira
Hub que reúne iniciativas e parceiros ligados à Nova Economia. Conecta empresas, universidades, startups e diferentes interessados na transformação digital dos negócios e no fomento do ecossistema gaúcho. Uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 grandes empresas com o propósito de fazer transformações concretas e positivas no Rio Grande do Sul, promovendo a inovação, conectando todos que são apaixonados pelo tema.