Caxias do Sul 27/04/2024

"Trem do Pampa" cruza o RS em direção a Santana do Livramento

Veículo parte em esquema especial com carretas de Bento Gonçalves com destino à fronteira com o Uruguai
Produzido por Silvana Toazza, 04/07/2023 às 09:10:17
730 quilômetros serão percorridos nesta semana
Foto: Divulgação

O VLT Prosper (Veículo Leve sobre Trilhos) sai de Bento Gonçalves, na sede da Giordani Turismo, responsável pela operação do "Trem do Pampa", e tem como destino final a Estação Férrea de Livramento, em Santana do Livramento, que faz divisa com a cidade uruguaia de Rivera. A logística de transporte também tem participação da caxiense Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos.

Dessa forma, o trem transportado em carretas atravessa o RS e um esquema especial de transporte poderá ser visto cruzando o Estado nesta semana. São 730 quilômetros que serão percorridos. Mais de 35 pessoas estão envolvidas diretamente na operação, que, devido às grandes proporções da carga, utilizará duas carretas de cargas especiais, além de acompanhamento de equipe de segurança e batedores.

A primeira etapa do deslocamento ocorreu ainda na noite de segunda-feira (3/07), após às 19h, quando o comboio saiu de Bento com destino ao ‘Posto do Avião’, em Garibaldi, no qual fez o pernoite. Dia 4 (nesta terça-feira), a logística segue com o trem passando pela Região do Vale do Caí, BR-116 no sentido São Leopoldo/Capital, atravessando a ponte do Guaíba, em Porto Alegre, e seguindo na BR-116 em direção a Pelotas, onde fará novo pernoite. Dia 5, o grupo parte de Pelotas pela BR-293, passando por cidades como Candiota, Bagé e Dom Pedrito, fazendo o último pernoite já próximo ao destino final.

Na manhã do dia 6 (quinta-feira), o comboio percorre o trecho final e entra na cidade de Santana do Livramento, até a Estação Férrea de Livramento, onde o ‘VLT Prosper’ permanecerá junto à área do Porto Seco.

Início da operação turística

O trem deve entrar em operação ainda em 2023 com o passeio denominado “Trem do Pampa”, que terá operação da Giordani Turismo, empresa que também é responsável pelo tradicional passeio “Maria Fumaça - Trem do Vinho”, na Serra, que completa três décadas.

O moderno veículo tem capacidade para 100 passageiros, vista panorâmica, assentos reclináveis, ar-condicionado e acessibilidade, e foi o primeiro modelo de veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail.

O “Trem do Pampa” potencializará o turismo daquela região, circulando por vinícolas como a Almadén, que conta com uma ampla estrutura de enoturismo e é de propriedade da Miolo Wine Group, com sede no Vale dos Vinhedos.

“No momento estamos concluindo a manutenção do trecho entre as estações de Santana do Livramento e Palomas, iniciamos a reforma da estação Santana”, revela Cristiane Tomazini, gerente de marketing da Giordani Turismo.

Leia também:

Há 30 anos, passeio Maria Fumaça potencializa turismo da Serra Gaúcha