Caxias do Sul 25/04/2024

Tradicional Calendário de Lourdes, a “Folhinha”, registra locais e fatos históricos na edição 2021

Publicação traz seleção de fotos e informações relevantes sobre o bairro Nossa Senhora de Lourdes
Produzido por redação, 04/12/2020 às 18:56:57
Tradicional Calendário de Lourdes, a “Folhinha”, registra locais e fatos históricos na edição 2021
Vista aérea do bairro Nossa Senhora de Lourdes, com destaque para a Igreja de Lourdes, Vinícola Luiz Michielon & Cia, Colégio Madre Imilda, Parque da Imprensa, antiga Cantina Formolo e Brasdiesel.
Foto: Mauro De Blanco, 1975/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

O já tradicional e esperado Calendário de Lourdes assume um novo papel a partir de sua 12ª edição, referente ao ano de 2021, e passa a ser o calendário do bairro Nossa Senhora de Lourdes, não mais apenas referente à Paróquia de Lourdes, como nos anos anteriores.

A publicação agora traz um resgate de fotografias em preto e branco de locais e fatos históricos que marcam a comunidade e que, muitas vezes, passam despercebidos pelos moradores e pessoas que diariamente circulam pelo bairro e arredores.

Inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante com a realização de missa presidida pelo bispo Dom Benedito Zorzi. Entre os presentes esteve o Presidente da República, Getúlio Dornelles Vargas. FOTO: Studio Geremia, 28/02/1954/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

A capa do Calendário é ilustrada com uma foto do pórtico em homenagem a Getúlio Vargas, na Avenida Júlio de Castilhos, com visão, ao fundo, para a Vinícola Luiz Michielon & Cia. A Igreja de Lourdes segue em destaque em uma foto aérea, assim como a BR-116, a empresa Madezatti, Moinhos Franzoi & Cia e o Monumento Imigrante, ainda em construção. A publicação desperta a curiosidade com a história do bairro Nossa Senhora de Lourdes e traz o mapa da sua delimitação atual.

Funcionários da Metalúrgica Abramo Eberle e moradores locais seguindo pela Avenida Júlio de Castilhos em direção à praça Abramo Eberle, durante as comemorações do cinquentenário da firma. Na ocasião, houve celebração de missa campal seguida da inauguração do busto em homenagem ao fundador da metalúrgica, Abramo Eberle. FOTO: Giacomo Geremia, 11/05/1946/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

O projeto é resultante de uma parceria entre a Plug Ideias em Comunicação e a Sala de Fotografia, com o apoio do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, responsável pelo acervo fotográfico. Os custos de produção e impressão provêm de anúncios publicitários de 33 empresas. Este ano, a distribuição gratuita dos calendários será feita pelos próprios anunciantes. Informações pelo telefone (54) 999650115.

Capa da publicação mostra o pórtico em homenagem a Getúlio Vargas, na avenida Júlio de Castilhos. Ao fundo, vê-se a Vinícola Luiz Michielon & Cia. FOTO: Studio Geremia, 1943/ Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami