Caxias do Sul 04/05/2024

Calendário de Lourdes 2022 mescla tradição e modernidade

Pontos tradicionais e cenários atuais são enfocados na tradicional “Folhinha” anual do bairro caxiense
Produzido por redação, 21/12/2021 às 07:58:08
Calendário de Lourdes 2022 mescla tradição e modernidade
Foto: Reprodução/Fotos Liliane Giordano-Sala de Fotografia

O já tradicional Calendário de Lourdes traz fotos do bairro de diferentes pontos e perspectivas para sua edição de 2022.

A 13ª edição da publicação retrata o conhecido Monumento ao Imigrante e detalhes do busto de Getúlio Vargas; o Parque da Imprensa e parte do bairro visto do alto; a chaminé e a fachada do prédio histórico da Vinícola Luiz Michelon & Cia e do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami; a iluminação da Igreja de Lourdes, prestes a completar 80 anos e, próximo dali, a arte do grafite, que colore as paredes de um prédio; recortes de tradicionais ruas, de um belo jardim e detalhes arquitetônicos de uma capelinha do Cemitério de Lourdes completam o material gráfico.

A “folhinha”, como é carinhosamente chamada, visa resgatar e contribuir para preservar a memória e o patrimônio histórico e arquitetônico do bairro Lourdes, um dos mais antigos e tradicionais de Caxias do Sul.

“O Calendário está muito bonito. Vi nosso bairro crescer, pois moro aqui há 76 anos e sempre me surpreende o movimento a cada nova construção. Casas antigas que faziam parte da história do bairro deram lugar às casas de comércio. Guardei o calendário do ano passado, ele faz parte da minha história e vou guardar este para sempre comparar o ontem e o hoje”, declara a aposentada Geni Cumunello, moradora de Lourdes.

O projeto é resultado da parceria entre a Plug Ideias em Comunicação, comandada pela jornalista Margô Segat, e a Sala de Fotografia, sob a tutela da fotógrafa Liliane Giordano, com a editoração gráfica da diagramadora Marli Superti. A produção e impressão dos mil exemplares foi custeada por mais de 30 empresas parceiras.

(Reprodução/Fotos Liliane Giordano-Sala de Fotografia)

O calendário está sendo vendido a R$ 12 e parte desse valor será doado para a Associação de Educação Integral – Educaritá. A publicação está à venda no bairro de Lourdes, na Banca e Bazar Bittencourt e Moraes (em frente ao estacionamento da Igreja de Lourdes) e no AbraCabrike (Av. Júlio de Castilhos, 450); no centro, na Sala de Fotografia (Edifício Estrela, 17º andar – sala 177, somente à tarde).