Caxias do Sul 26/04/2024

TADIANE TRONCA lança seu terceiro romance

"A casa do navio pintado" terá sessão de autógrafos no sábado, dia 18, no Zarabatana Café
Produzido por redação, 10/06/2022 às 18:35:18
TADIANE TRONCA lança seu terceiro romance
Foto: Vitória Catarina

O convívio entre brasileiros natos e estrangeiros no início do século passado e os reflexos dessas relações na cultura de Caxias do Sul são o pano de fundo do livro "A casa do navio pintado", terceiro romance da escritora Tadiane Tronca.

A obra, que tem conexão com as publicações anteriores da autora caxiense, será lançada durante a Semana de Caxias do Sul, no Zarabatana Café (junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho), no sábado (18/06), das 16h às 20h. O evento será aberto ao público, contará com sessões de autógrafos e terá exemplares à venda.

A narrativa intercala o contexto imigratório no sul do Brasil, realçando os dramas coletivos e pessoais, os sonhos e conquistas daquela época, com o tempo presente. Ao mesmo tempo em que conta a história da família de um poderoso italiano, morador da residência que dá título ao livro, cuja ambição é a causa de inúmeras reviravoltas, o enredo se projeta para um século depois quando um historiador descobre segredos do passado com a ajuda de um ser fantasioso, um mito da região.

O novo título de Tadiane faz parte do projeto "Ficção e Realidade – A memória num encontro de dois mundos", financiado pelo Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Alternativa Gravações Serigráficas Ltda. Embora tenha sido produzido em três anos, a ideia de um terceiro romance que se relacionasse com "Vapor Drina" (1995) e "Script" (2010), suas obras anteriores, instiga a escritora há uma década.

"Os três romances contêm aspectos baseados na história de Caxias do Sul. Os reflexos do processo imigratório, as relações de poder na família, na política, na economia, a religiosidade, a ligação do contexto local com o panorama mundial, como os efeitos da Primeira e da Segunda Guerra, e as pandemias, estão presentes. Mas o interessante é que, nas três obras, a cultura é sempre um elemento de destaque; existe um forte entrelaçamento de algum personagem com as artes. E esse tema é tão rico e envolvente, que uma história foi sucedendo a outra porque, na minha cabeça, o assunto não havia se esgotado. Por isso, há uma espécie de continuidade em abordar tais assuntos, mas, obviamente, as histórias são independentes entre si", conta a escritora, que foi Secretária da Cultura de Caxias do Sul entre 1997 e 2004.

O projeto financiado pela Secretaria Estadual de Cultura inclui ainda a publicação de outro livro, não ficcional, que será lançado em agosto deste ano. O segundo trabalho é fruto do aperfeiçoamento de uma pesquisa realizada em 2011 pela autora sobre a proteção ao patrimônio histórico cultural em Caxias do Sul nas últimas cinco décadas e que foi aprimorada e concluída entre maio de 2021 e maio de 2022.

SOBRE A AUTORA

Natural de Caxias do Sul (RS), Tadiane Tronca foi premiada no Concurso Anual Literário de Caxias do Sul – Categoria Obra Literária, em 1994, e finalista do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Autor Revelação, em 1995, com a obra literária "Vapor Drina". Em 2010, publicou o romance "Script".

Em 2015, em coautoria, lançou o livro "O Segredo dos Baús", uma bem-humorada história sobre as memórias da imigração na região, destinado ao público pré-adolescente. Foi Secretária Municipal da Cultura de Caxias do Sul de 1997 a 2004.

AGENDE-SE

O quê: Lançamento e sessão de autógrafos do livro "A casa do navio pintado", da escritora Tadiane Tronca

Quando: no sábado (18/6), das 16h às 20h

Onde: no Zarabatana Café, junto ao Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312 - Bairro Panazzolo - Caxias do Sul)

Como adquirir a obra: exemplares à venda no evento de lançamento a R$ 40. Os livros poderão ser adquiridos também pelo site da editora: www.bestiario.com.br e estarão à venda também nas livrarias. O livro digital no formato e-book pode ser adquirido no site da Amazon por R$ 30. Para turmas das redes de ensino, preço promocional.