Caxias do Sul 29/03/2024

Suspensys e Volkswagen Caminhões e Ônibus assinam parceria inédita

Empresa do grupo Randon terá linha de montagem em complexo industrial da montadora no Rio de Janeiro
Produzido por redação, 21/07/2020 às 19:13:22
Suspensys e Volkswagen Caminhões e Ônibus assinam parceria inédita
Executivos das Empresas Randon, Suspensys e Volkswagen durante assinatura do contrato
Foto: João Lazzarotto

Notícia inspiradora em tempos de incertezas sopra no setor automotivo pesado da região. Uma parceria inédita selada entre a Suspensys, empresa integrante do grupo caxiense Randon, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) permitirá o ingresso da companhia serrana no Consórcio Modular mantido pela montadora.

A operação será viabilizada dentro do complexo industrial da VWCO em Resende, no Rio de Janeiro, envolvendo a montagem das suspensões pneumáticas de veículos comerciais da Volkswagen.

A partir desta dobradinha entre as duas marcas, a Suspensys, especialista no desenvolvimento de suspensões e eixos, ficará responsável pela pré-montagem de suspensões pneumáticas para os caminhões e ônibus da Volkswagen. Também será a fornecedora do sistema modular de suspensões full-air concebido em conjunto pela Suspensys e VWCO para seu portfólio de veículos.

É a primeira vez que o Consórcio Modular da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que completa 25 anos neste mês de julho, receberá um parceiro para um novo componente.

A consolidação desse modelo de negócio, em meio ao cenário desafiador que o mundo vive, evidencia que a companhia está pensando no futuro, no qual a inovação e as parcerias como essa serão ainda mais estratégicas, salienta o vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon, Sergio Carvalho.

"Integrar o Consórcio Modular fortalece ainda mais o relacionamento entre as Empresas Randon e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que há mais de 30 anos estabelecem uma importante parceria comercial. Com os investimentos e o fornecimento dos sistemas de suspensão pneumática, mais do que aprimorar nosso portfólio, estamos reforçando, junto ao mercado, nosso posicionamento como companhia que apresenta soluções inovadoras aos clientes", destaca Carvalho.

Fase piloto do projeto

A parceria será implementada com uma fase piloto a partir de outubro de 2020 e previsão de início efetivo em 2021.

Ao longo dos próximos meses, a Suspensys instalará a linha de montagem em prédio que abriga também o Customer Forum da VWCO. Será dedicada uma área de 4 mil metros quadrados no espaço para a instalação dos equipamentos de ponta necessários à operação, mantendo todas as atividades atuais da Volkswagen no Customer Forum.

"Esse anúncio é emblemático para nós. O acordo vem para suprir uma demanda no mercado: cada vez mais, nossos clientes vão buscar o conforto e a eficiência operacional que a suspensão pneumática propicia aos veículos e estamos preparados para isso. Em meio a todo esse cenário difícil que a indústria está vivendo, fechamos uma nova parceria por acreditarmos que o futuro será melhor e promissor", orgulha-se o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.