Caxias do Sul 18/05/2024

Sistema BRT do Rio de Janeiro terá 220 novos ônibus da Marcopolo

Modelo articulado conta com microfone na cabine para comunicação entre motorista e passageiros e aviso sonoro de fechamento das portas
Produzido por Silvana Toazza, 27/09/2022 às 17:33:34
Sistema BRT do Rio de Janeiro terá 220 novos ônibus da Marcopolo
Identidade visual foi redefinida nas cores amarela e prata
Foto: Beth Santos

O BRT (Bus Rapid Transit, sistema rápido por ônibus) da cidade do Rio de Janeiro ganhará reforço a partir de novembro. Isso porque 220 ônibus articulados Marcopolo Torino Express se incorporam no transporte público municipal, nos corredores BRT RJ Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil.

O novo modelo foi apresentado em cerimônia nesta segunda-feira, no dia 26 de setembro, na capital fluminense, com as presenças do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, da secretária municipal de transportes, Maína Celidonio, e da presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

“A Marcopolo é líder no fornecimento de veículos para os mais importantes sistemas de mobilidade da América Latina e tem muito orgulho em colaborar com a contínua elevação do transporte coletivo urbano de uma cidade tão importante quanto o Rio de Janeiro. Os novos veículos vão proporcionar deslocamentos mais eficientes, confortáveis e seguros para a população”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais e Marketing da Marcopolo.

Com identidade visual redefinida nas cores amarela e prata, e mais moderna, as 220 unidades do Marcopolo Torino Express têm 18, 22 e 23 metros de comprimento total, chassis Volvo B340M e Mercedes-Benz O 500 MDA, e capacidade para transportar 181 passageiros (43 sentados e 138 em pé).

Atrativos sobre rodas


Os veículos são equipados com tecnologias e itens para oferecer ainda mais conforto, segurança e comodidade para os passageiros, como sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (semelhante ao utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para total acessibilidade e cabine segredada para motorista.

Os ônibus também contam com circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque), tomadas USB em todas as poltronas do modelo City Confort, botão de pânico na cabine do motorista, sistema de ar-condicionado, painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha à ré.