Caxias do Sul 25/04/2024

Setor moveleiro da Serra: crescimento surpreende, mas cautela persiste

Dados não representam a realidade, diante de uma comparação muito baixa nos primeiros meses de 2020 e do aumento de preços
Produzido por redação, 13/05/2021 às 11:59:17
Setor moveleiro da Serra: crescimento surpreende, mas cautela persiste
Foto: Jeferson Soldi/Sindmóveis

A trajetória de recuperação da indústria moveleira serrana é visível e comemorável, mas os números precisam ser avaliados com cautela. Na região de Bento Gonçalves, principal polo moveleiro do país e responsável por 28,6% da fatia no Estado, o faturamento de janeiro a março de 2021 foi de R$ 710 milhões, avanço de 70% em relação ao mesmo período de 2020. Os dados foram compilados pela Inteligência Comercial do Sindmóveis Bento Gonçalves.

O percentual impressiona, mas precisa ser avaliado sob o prisma da realidade. Ocorre que a base de comparação de janeiro a março de 2020 é depreciada. Março do ano passado foi considerado um dos piores períodos da história para a indústria moveleira, resultado do alto patamar de incertezas e restrições de circulação e produção por conta da Covid-19.

Outros dois fatores recaem sobre o desempenho, além da inconsistência de comparação com o primeiro trimestre de 2020: o desabastecimento de matérias-primas no ano passado e posterior elevação no preço dos insumos. Havia pedidos parados que transbordaram para este ano com custo muito acima do habitual, o que refletiu diretamente no valor faturado em reais, mas não necessariamente representa um crescimento real.

"O cenário é positivo, sim, mas exige muitas ressalvas. O Sindmóveis sempre manteve transparência ao apurar e divulgar o desempenho do setor, mas cabe salientar que os índices dessa vez claramente não representam uma lucratividade maior do segmento, que já trabalha com margens cada vez mais deprimidas", pondera o presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini.

Empregos: Na região de Bento Gonçalves, entre janeiro e março de 2021, a variação no número de empregos diretos da indústria de móveis é positiva, com crescimento de 3,6% em relação ao fechamento de 2020. O saldo positivo é de 224 empregos, com um total de 6.391 empregos diretos no momento.

Exportações: De acordo com o portal ComexStat, as exportações de móveis da região de Bento Gonçalves foram de US$ 12,6 milhões no primeiro trimestre deste ano, incremento de 33,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais destinos: Estados Unidos, Uruguai, Chile, Peru, Reino Unido, Colômbia, Arábia Saudita, México, Equador e Bolívia.