Caxias do Sul 28/03/2024

Sete empresas da Serra Gaúcha figuram entre as 50 Campeãs de Inovação do Sul do país

UCS consta em 5º lugar na categoria especial Ensino & Pesquisa
Produzido por Silvana Toazza, 20/05/2021 às 12:49:18
Sete empresas da Serra Gaúcha figuram entre as 50 Campeãs de Inovação do Sul do país
UCS aparece em categoria especial do ranking
Foto: Claudia Velho

Sete companhias da Serra Gaúcha integram o seleto time das 50 empresas mais inovadoras do Sul do país, em levantamento da revista Amanhã e do IXL-Center, de Boston (EUA). Entre as campeãs de inovação figuram Empresas Randon, Valeo Climatização do Brasil, Meber Metais, Marcopolo Next, Fras-le, Grendene e Intral. Confira ao final do texto a colocação, cidade-matriz e setores aos quais pertencem.

Na categoria especial Ensino & Pesquisa, a Universidade Caxias do Sul (UCS) aparece em quinta colocação em quesito liderado pela PUCRS, seguida por Unisinos, Unisul e Feevale. A 17ª edição do ranking das 50 campeãs de inovação entre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná traz no pódio a Whirlpool, multinacional sediada em Joinville (SC), seguida pela Dell e a Prati-Donaduzzi.

No total, mais de 150 organizações e empresas se inscreveram para o prêmio. Para o IXL-Center, a variedade de empresas de serviços e indústrias tem tornado o ranking mais competitivo, pois o uso do ferramental de inovação tende a se estender por toda uma cadeia que parte da produção, passando pela distribuição até chegar nos clientes.

"Essa diversidade aumenta a credibilidade do ranking, pois permite comparar as inovações adjacentes entre essas diferentes empresas", ressalta Alexandre Chang, diretor do IXL-Center.

Metodologia: a pesquisa tem o objetivo de fazer com que cada companhia possa medir seu grau de inovação e se comparar tanto com empresas do mesmo setor como de outros, nacionais ou multinacionais, desde que com unidades na região Sul. A dimensão de maior peso no estudo é a que mostra os resultados que a inovação trouxe para os negócios.

Os dados são processados na central da empresa parceira da revista Amanhã na iniciativa, o IXL-Center, em Cambrigde, na região metropolitana de Boston, EUA, a partir do Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), organização global sem fins lucrativos criada por um grupo de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação.

No topo da inovação

7º) Empresas Randon, Caxias do Sul, Setor automotivo

13º) Valeo Climatização do Brasil, Caxias do Sul, Setor eletromecânico

18º) Meber Metais, Bento Gonçalves, Metais sanitários

24º) Marcopolo Next, Caxias do Sul, Mobilidade

33º) Fras-le, Caxias do Sul, Peças e acessórios automotivos

35º) Grendene, Farroupilha, Couro e calçados

39º) Intral, Caxias do Sul, Materiais elétricos