Caxias do Sul 25/04/2024

SEM FREIO: 35 anos de história com mais de 50% da frota de veículos comerciais no país

Empresa caxiense emprega mais de mil funcionários e expande presença no mercado mundial de autopeças
Produzido por Silvana Toazza, 07/05/2021 às 17:03:02
SEM FREIO: 35 anos de história com mais de 50% da frota de veículos comerciais no país
Matriz da Master fica em Caxias do Sul
Foto: Divulgação Master

Caxias do Sul é um palco de marcas longevas e com reconhecimento mundial. Uma das indústrias que fazem eco a essa afirmação é a Master Sistemas Automotivos, pertencente ao grupo Randon.

Com mais de mil funcionários, a Master acaba de comemorar 35 anos de presença no mercado, com uma notabilidade inspiradora: atende com seus freios mais da metade da frota circulante de veículos comerciais (leia-se reboques, semirreboques, caminhões e ônibus) no Brasil. Com força também no mercado externo, é hoje a maior fabricante de soluções em conjuntos de freios pneumáticos e hidráulicos para o setor na América do Sul, assegurando forte presença no filão de reposição.

"Ao completarmos 35 anos, nos sentimos preparados para as mudanças na indústria e especificamente no nosso setor. Por meio da inovação e com olhar para o futuro do negócio, nossos movimentos e projetos miram a expansão de capacidade e a sustentabilidade da empresa, sempre com a qualidade que nos acompanha nessas mais de três décadas", reforça o diretor da Master, Ricardo Escoboza.

1ª joint venture das Empresas Randon

Nascida em abril de 1986, a Master passou a ser a primeira joint venture das Empresas Randon, que se uniu à norte-americana Meritor. Essa parceria marcou o ingresso da companhia no setor de autopeças.

"A Master é uma empresa estratégica e relevante para o negócio das Empresas Randon, não apenas por nos inserir em um importante segmento, mas porque vem apresentando crescimento sólido, com projetos consistentes para o futuro", salienta o vice-presidente executivo e COO (diretor de operações) das Empresas Randon, Sérgio L. Carvalho.

Em meio à crise da Covid-19, em 2020, a Master concretizou um importante movimento, com a aquisição da Ferrari Indústria Metalúrgica, especializada na fundição de alumínio sob pressão, de Flores da Cunha. Com a transação, passou a atender à necessidade interna desse tipo de material e a contribuir para o crescimento na fabricação de peças destinadas à exportação, um dos focos da empresa, que hoje já exporta para América Latina e Estados Unidos.

Com a Mastertech, atua no setor de beneficiamento de superfícies, investindo em alta tecnologia para reduzir seu impacto ambiental. Mantém ainda a linha MasterFlex, para o mercado de reposição.