Caxias do Sul 05/05/2024

RANDON anuncia as primeiras vendas de semirreboques com eixo elétrico

Com o inovador modelo Hybrid R, a estimativa é de redução de 60% nos custos operacionais para o cliente
Produzido por Silvana Toazza, 28/10/2022 às 11:13:13
RANDON anuncia as primeiras vendas de semirreboques com eixo elétrico
Foto: Juniko Bondan

As Empresas Randon, com sede em Caxias do Sul, perseguem o caminho da inovação e da sustentabilidade. A companhia engatou as primeiras vendas de semirreboques com eixo elétrico. O negócio também marca a primeira exportação da solução inovadora e-Sys, desenvolvida pela Suspensys, em modelos Hybrid R da Randon Implementos.

Dois modelos, um Basculante e um Tanque, foram comercializados para a mineradora SQM, do Chile, para utilização nas operações de minério de lítio no deserto do Atacama. Já no Brasil, um modelo Florestal é destinado ao transporte de cargas da produtora de celulose CMPC, entre as cidades gaúchas de Guaíba e São Gabriel. As três unidades serão entregues ao longo das próximas semanas, e representam a chegada ao mercado dessa solução, após as etapas necessárias para o desenvolvimento da tecnologia inédita.

A empresa chilena SQM compromete-se em ser neutra em carbono em todas as suas linhas de negócios até 2040 e, no caso específico do lítio, até 2030. Com o uso dos semirreboques Hybrid R, a estimativa é de redução de 60% nos custos operacionais para o cliente, propiciando menor desgaste dos componentes e contribuindo para redução de geração de resíduos e emissão de gases.

"Essa parceria simboliza o potencial de transformação global que essa solução sustentável pode oferecer ao setor de logística e transporte", resume o diretor-superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.