Caxias do Sul 19/04/2024

Quando a cidade vira moldura artística

Caxias do Sul abrigará a 1ª edição do FLOW - Festival de Linguagens, Arte e Tecnologia, conectando pessoas aos espaços urbanos
Produzido por redação, 21/09/2021 às 15:34:28
Quando a cidade vira moldura artística
Intervenções artísticas ganharão vida em espaços públicos
Foto: Panda Branding

Um misto de arte, ocupação urbana e realidade virtual. Caxias do Sul será transformada em uma moldura urbana artística e de iluminação. Essa é a proposta do FLOW - Festival de Linguagens, Arte e Tecnologia, que terá como vitrine a cidade da Festa da Uva, no período de 4 a 17 de outubro. Trata-se do primeiro festival nesse conceito no Estado, que receberá artistas e estudantes do RS com bolsas remuneradas.

O programa de Residência Artística consiste no deslocamento do artista para um outro contexto cultural com o objetivo de desenvolver um processo de criação artística associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, buscando potencializar a cultura como um espaço de experimentação.

Idealizado pela produtora cultural Cali Troian, FLOW é um festival que entrelaça arte e tecnologia e conecta as pessoas aos espaços urbanos. O evento unirá residência artística e experimentações através de vídeo mapping e projeções em grande escala em fachadas de prédios, instalação artística, live cinema, show de luzes e projeções itinerantes.

Ruas e prédios serão palco de show de luzes (crédito: Panda Branding)

FLOW, simplificando, é um projeto de ativação urbana que transforma a cidade em uma grande galeria de arte. Durante sete dias, as ruas e prédios de Caxias do Sul serão palco de show de luzes e uma ampla plataforma de projeção audiovisual, gerando encantamento no público por meio de experiências imersivas e interativas. Ou seja, um projeto de ativação urbana e de humanização da cidade.

O FLOW é um projeto da Cali Gestão Cultural e Comunicação, financiado pela Secretaria da Cultura do RS, com patrocínio das empresas Magnani Luz e Energia, Sulgás e Orquídea.

Mais informações: https://festivalflow.com.br/