Caxias do Sul 24/04/2024

Projeto Poética da Geografia distribui fanzines em linhas de ônibus no RS

Iniciativa do Instituto SAMbA, de Caxias do Sul, reúne registros de viagens e arte urbana
Produzido por redação, 22/12/2021 às 08:44:01
Projeto Poética da Geografia distribui fanzines em linhas de ônibus no RS
Foto: DIVULGAÇÃO

Uma cartografia feita por meio de narrativas estéticas de arte urbana e relatos de viagens pelo Rio Grande do Sul está presente nos 10 mil exemplares de fanzines que começarão a ser distribuídos a partir desta quinta-feira (23 de dezembro) em diferentes rotas de ônibus intermunicipais de transporte coletivo no Rio Grande do Sul. Essa é uma das ações resultantes do Projeto Território Rua/Poética da Geografia, do Instituto SAMbA, de Caxias do Sul.

Realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, o projeto tem vetores conceituais e de criação que transitam pelos campos da arte urbana e contemporânea, elaborado em suporte gráfico alternativo, o fanzine, para chegar à população e, em especial, aos passageiros dos ônibus que percorrem o Estado.

A proposta tomou forma depois de diversas viagens realizadas por rotas diferentes de ônibus. Integrantes do Coletivo Rua, os artistas Maurício Pesk e Fernanda Rieta viajaram para Erechim, Pelotas e Santa Maria. A escritora Cris Lavratti e os jornalistas Marcelo Mugnol e Carlinhos Santos fizeram viagens para Santa Rosa, Santana do Livramento e Santa Vitória do Palmar, respectivamente.

Todos os roteiros foram feitos utilizando transporte coletivo ao longo de 2021. Ao final, imagens, textos, rascunhos, registros e apontamentos desses caminhos foram transformados em zines, que agora serão distribuídos nos ônibus dessas linhas de passageiros.

Esse mapeamento visual e narrativo buscou construir redes de informação e de apontamentos artísticos, jornalísticos, talvez poéticos, na perspectiva dos relatos, por diferentes linguagens, de geografias estéticas e humanas que descrevam ou apontem diferentes contextos de produção de arte urbana no Rio Grande do Sul.

As viagens foram também registradas em postagens nas redes sociais do projeto, usando diferentes suportes e mídias de criação para expor os olhares sobre essas rotas, tendo como referência a obra “Teoria da Viagem - Poética da Geografia” - da qual o projeto empresta o nome -, do filósofo francês Michel Onfray.

Para reunir o resultado do conteúdo garimpado, escolheu-se o fanzine como suporte gráfico no qual estarão impressos os materiais visuais, as escritas, os relatos, as imagens e os recortes da arte de rua dessas diferentes cidades. Esse mosaico de informações, seja do campo literário ou mesmo das artes visuais, chega agora de forma gratuita à população gaúcha que circula de ônibus de Norte a Sul, Leste e Oeste do Estado. Na perspectiva da democratização do acesso a materiais e informações sobre arte e cultura, foram produzidos 10 mil fanzines.