Caxias do Sul 28/04/2024

Profissionais caxienses apostam em cosméticos à base de sementes de uvas

Nova empresa passa a distribuir produtos em São Paulo e investe em pesquisa com cascas de frutas
Produzido por Silvana Toazza, 25/09/2023 às 16:44:26
Profissionais caxienses apostam em cosméticos à base de sementes de uvas
Valeria, Andréa e Luciana conjugam talentos
Foto: Camila Vieira

A uva é uma fruta riquíssima para a economia da Serra Gaúcha, e ganha cada vez mais novos nichos de mercado. Reconhecido por ser um potente antioxidante, o óleo das sementes de uvas é o ponto de partida da Lander, empresa das sócias Valeria Weiss, Andréa Mutti de Morais e Luciana Mutti de Morais — duas farmacêuticas e uma psicóloga, respectivamente —, que se uniram para criar a marca de biocosméticos desenvolvidos a partir do resíduo do processo de vinificação.

As empresárias, naturais de Caxias do Sul, já desenvolveram dois óleos faciais (um hidratante e um nutritivo) e um creme facial hidratante, tendo como base essa mesma matéria-prima de Baco. A intenção foi criar uma marca de cosméticos que se encaixasse dentro de uma cadeia sustentável, em uma perspectiva da economia circular, aproveitando as sementes de uvas que seriam jogadas fora.

Sementes de uvas são a base de hidratantes para a pele (foto: divulgação)

Os produtos são elaborados pelas farmacêuticas da empresa, que lideram a área de pesquisa e desenvolvimento, e são constituídos por matérias-primas de baixo impacto ambiental e totalmente biocompatíveis com todas as peles, livres de petrolatos, solventes, corantes e silicones.

Com um investimento inicial de R$ 135 mil, as três sócias visam um crescimento de 30% nos próximos cinco anos. Também buscam investir mais R$ 50 mil para a pesquisa de novos produtos que poderão ser criados a partir de outros resíduos, como as cascas de algumas frutas, incluindo a própria uva.

Produtos foram lançados no primeiro semestre (foto: Studio Contracapa)

Na última semana, os produtos da Lander chegaram a São Paulo, e são encontrados na loja Goiaba Urbana. Atualmente, eles são comercializados online e em pontos de venda distribuídos nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Antônio Prado e Farroupilha. A empresa também participou na última semana do evento It Brands Wellness, no Shopping JK Iguatemi de São Paulo.

A saber: As sementes das uvas utilizadas para a fabricação dos óleos são orgânicas e respeitam os períodos de colheita de cada safra. A extração é fruto da prensagem a frio, resultando em um óleo 100% puro, com aroma suave e que preserva na íntegra as propriedades do fruto.