Caxias do Sul 19/04/2024

Professora de Caxias do Sul é selecionada para participar de programa global de robótica

Ela é a única na Serra, e a quarta no RS, a ser indicada para integrar projeto mundial de experimentação da LEGO Education
Produzido por Silvana Toazza, 28/05/2020 às 11:13:07
Professora de Caxias do Sul é selecionada para participar de programa global de robótica
Vice-diretora de Tecnologia da Rede de Ensino Caminho do Saber, Alexandra Colvara, comemora indicação
Foto: Caminho do Saber, divulgação

Quando a escola investe em robótica e vê seu empenho dando frutos, sente-se mais do que realizada. Percebe que está sintonizada com os novos tempos e o novo mundo propiciado pela tecnologia. Da teoria à prática, a Rede de Ensino Caminho do Saber, de Caxias do Sul, percorre esse horizonte promissor, e colhe resultados ambiciosos.

A vice-diretora de Tecnologia da escola particular e técnica da Tecnoway (equipe de robótica da instituição, que participa de competições mundo afora), Alexandra Colvara, foi indicada para participar do SPIKE Prime Influencers-Brasil, um programa global de experimentação da LEGO Education.

Ela é a única selecionada na Serra, e integra quatro nomes escolhidos no Estado: além de Alexandra, há outros três participantes, de Santa Rosa, São Leopoldo e Pelotas. No total, são 55 selecionados no Brasil para esse programa que ocorrerá no mundo todo. Para chegar até aqui, eles participaram de uma criteriosa seleção entre os apaixonados por robótica.

Como funcionará o programa mundial de robótica

Chegando a essa etapa, a professora de Caxias irá testar e descobrir o número de possibilidades que o SPIKE Prime tem a oferecer, com treinamentos e desafios que serão desenvolvidos e compartilhados nas redes.

Além de testar uma ferramenta de ponta para a educação, os participantes serão treinados por especialistas e terão desafios semanais para executar. A duração da imersão se estenderá por nove semanas.

Para isso, serão distribuídos, pelos Correios, conjuntos da LEGO Education SPIKE Prime para utilização dos participantes. Alexandra também ganhará treinamentos online com especialistas e um certificado de participação.

A professora se diz muito empolgada com esse novo passo:

"Estou muito feliz pela indicação para participar do programa e para experimentação do novo lançamento da LEGO Education. É mais um reconhecimento mundial do trabalho desenvolvido pela Rede Caminho do Saber dentro da robótica, o que demonstra a qualidade do nosso ensino e os valores da nossa educação aplicados diariamente com os alunos. Também agradeço à Equipe Tecnoway, por representar muito bem a escola nos campeonatos que participamos, proporcionando esse envolvimento com programas mundiais de robótica. Com certeza, o que eu aprender nessa oportunidade será levado para as turmas da escola", comentou Alexandra.

Para entender

SPIKE Prime, lançado mundialmente há mais de um ano, busca acelerar ainda mais a aprendizagem em sala de aula

A LEGO Education fez em abril do ano passado o lançamento mundial do SPIKE Prime, com o objetivo de acelerar ainda mais a aprendizagem em sala de aula, reunindo tudo em uma solução de fácil montagem e design inovador, com peças maiores e mais programação. Trata-se de um projeto de robótica, que pode ser bem trabalhado em diversos níveis de ensino, além de ser inclusivo e intuitivo, tanto do ponto de vista físico quanto digital.

Curiosidade: em pesquisa realizada recentemente pela Harris Insights & Analytics, que abordou pais, alunos e professores do mundo inteiro, foi constatado que 89% dos alunos aprendem, memorizam e criam gosto pela aprendizagem por meio de atividades práticas.

Dados do mesmo estudo mostram que a maioria dos alunos entre 11 e 14 anos perde o gosto pela aprendizagem por terem falhado alguma vez, e que, depois da falha, não querem tentar novamente.

“Estamos vendo um desafio global nos alunos do ensino médio, geralmente com idades entre 11 e 14 anos. Nessa idade, as crianças começam a perder confiança na aprendizagem. Nossa missão é inspirar e desenvolver os construtores de amanhã, permitindo que cada aluno seja bem-sucedido, e isso é exatamente o que o SPIKE Prime oferece”, definiu Esben Jorgensen, presidente da LEGO Education, na época do lançamento da novidade, há pouco mais de um ano.