Caxias do Sul 24/04/2024

Produtores rurais doam 25 toneladas de cenouras ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul

Carga foi higienizada e está armazenada em câmara fria em Fazenda Souza, enquanto aguarda destinação para famílias e entidades
Produzido por redação, 21/06/2021 às 16:37:57
Produtores rurais doam 25 toneladas de cenouras ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul
Foto: divulgação

A generosidade brota da área rural da Serra. Os produtores rurais Valdemar e Luciana Romano, de Flores da Cunha, são protagonistas de um exemplo social: doaram na última semana 25 toneladas de cenouras de ótima qualidade ao Banco de Alimentos de Caxias, ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A carga desencadeou uma corrente de solidariedade para que fosse transportada, higienizada e armazenada, até a destinação para as entidades atendidas pelo Banco de Alimentos, preparo de refeições nas cozinhas comunitárias ou envio a outras instituições da região. No mês de março, o Banco de Alimentos já havia recebido a doação de 15 toneladas do legume, também de produtores rurais do município vizinho.

Assim como da outra vez, a carga foi transportada até a empresa Horti D'Agostini, no distrito de Fazenda Souza, para higienização e armazenamento. O empresário André D'Agostini ofereceu a estrutura da planta industrial e o armazenamento em câmara fria. As cenouras ficarão estocadas no local, sem custos para o município, até que a Secretaria da Agricultura faça a destinação para a comunidade. O motorista Alyson Boeira de Souza fez questão de manifestar sua emoção em transportar o resultado de um gesto de solidariedade.

"Fico feliz porque cada um de nós pode fazer a diferença na vida de muita gente em dificuldade", disse.

O diretor geral do Banco de Alimentos, Edson da Rosa, também ficou sensibilizado com o gesto.

"Sabemos que os doadores gostariam que parte da carga fosse destinada a hospitais que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Certamente iremos trabalhar muito para dar a melhor destinação aos alimentos doados", observou.

A saber: o Banco de Alimentos foi criado em 2005. Promove a arrecadação, armazenamento e distribuição para 98 entidades. Distribui mensalmente cerca de 80 toneladas de alimentos, complementando 8.500 refeições/dia.