Caxias do Sul 19/04/2024

Poeta Dinarte Albuquerque Filho é escolhido patrono da Feira do Livro 2020

Comissão especial definiu o nome do escritor na tarde desta quinta-feira. O Amigo do Livro será o livreiro Paulo Roberto Fogaça
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 25/06/2020 às 16:39:27
Poeta Dinarte Albuquerque Filho é escolhido patrono da Feira do Livro 2020
Dinarte Albuquerque Filho é o patrono da Feira do Livro 2020
Foto: DIVULGAÇÃO

POR MARCOS FERNANDO KIRST

O jornalista e escritor Dinarte Albuquerque Filho foi escolhido para ser o patrono da edição deste ano da Feira do Livro de Caxias do Sul. O Amigo do Livro (definição que substitui já há alguns anos o antigo posto de “Homenageado da Feira”) será o livreiro Paulo Roberto Fogaça.

A escolha foi feita na tarde desta quinta-feira (25/4) por uma comissão formada por representantes da Associação dos Livreiros Caxienses, Academia Caxiense de Letras, Conselho Municipal de Política Cultural, Departamento do Livro e da Leitura, Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima e a secretária da Cultura, Luciane Perez.

A Feira do Livro 2020 será realizada de 27 de novembro a 13 de dezembro de 2020, na praça Dante Alighieiri.

O patrono Dinarte movimenta o cenário cultural e literário de Caxias do Sul desde a década de 1990 e recentemente lançou seu mais recente livro de poesias, intitulado “Fissura no Asfalto”. Em entrevista exclusiva ao SITE, Dinarte comentou que essa sua nova obra tinha um título provisório anterior: "Entre o Real e o Virtual", que acabou abandonado.

"Troquei porque, na época, não gostei do título. No entanto, agora, com esse ´novo normal´ instituído pela pandemia, estamos de fato vivendo intensamente entre o real e o virtual. Ou seja, a Poesia segue sintonizada e refletindo o seu tempo", analisa o patrono.

Ainda atordoado com a notícia que recém recebera da organização da Feira do Livro, Dinarte atendeu à reportagem do SITE comentando que sua indicação como patrono se reveste de um significado especial nesse período de pandemia.

"O ato de ler, o livro e a poesia ganham uma relevância crucial nesse período em que as pessoas se obrigam a um recolhimento maior. A leitura passa inclusive a ser indicada por profissionais da saúde como uma ferramenta crucial para o autoconhecimento e para enfrentar esse momento de interiorização".

Conforme explica o novo patrono, "até dezembro ainda há bastante tempo para traçar um plano de ação para o período da Feira que, espero, possa significar também um momento de reencontro e reaproximação das pessoas, caso a pandemia tenha arrefecido".

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

DINARTE ALBUQUERQUE FILHO é ativista da literatura em Caxias do Sul, editor, escritor e jornalista, formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mestre em Letras – Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a dissertação "Paulo Leminski, um estudo sobre o rigor e o relaxo em suas poesias" (2005). É autor de "Fissura no Asfalto" (Liddo, 2019/2020), "Leituras na Madrugada" (Liddo, 2014), "Leminski, o 'samurai-malandro'" (EDUCS, 2009), "3", com Odegar Júnior Petry e Fabiano Finco (Liddo, 2005), "Um olhar sobre a cidade e outros olhares" (ed. do autor, 1995) e "Romã", com Fátima Jeanette Martinato (ed. dos autores, 1991).

Participou, ainda, de antologias poéticas locais, como "Misterioso Sul" (Elos do Conto – Edição e Arte, 2018) e nacionais – livros, revistas, jornais e sites. Escreve regularmente para o blog leiturasnamadrugada.blogspot.com e para os sites artistasgauchos.com.br e prismajornalismo.com.br.

PAULO ROBERTO FOGAÇA é livreiro há 35 anos e fundador da Fogaça Livraria das Ciências Jurídicas LTDA. Especializado em venda de livros jurídicos, iniciou a carreira em 1985, na Livraria do Maneco. Em 1988, trabalhou como vendedor autônomo, com apoio da Livraria Acadêmica de Blumenau e em 26 de agosto de 1988 fundou a Fogaça Livraria das Ciências Jurídicas LTDA. É membro da Câmara Rio-Grandense do Livro desde 2004 e membro da Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA) desde 2010.