Caxias do Sul 18/08/2022

Pistas para testes de veículos da Randon alcançam certificações internacionais

Homologações atestam que estrutura atende a padrões globais e está em sintonia com as atualizações das leis brasileiras
Produzido por Silvana Toazza, 18/05/2022 às 09:25:45
Pistas para testes de veículos da Randon alcançam certificações internacionais
Pistas de testes de ruído ganham aval global
Foto: Tazum

O Centro Tecnológico Randon (CTR), localizado em Farroupilha, ganha ainda mais velocidade quando o tema é excelência, com certificações internacionais. Dessa forma, o mercado automotivo tem acesso a pistas para testes de ruído de passagem com aval global.

Ganha evidência, entre os movimentos recentes da empresa, a obtenção da ISO 10844:2014 para suas duas pistas de ensaios de medição acústica, homologadas de acordo com padrões globais e capacitadas para emitir laudos e relatórios em conformidade com as atualizações da lei brasileira.

Os ensaios de ruído de passagem são testes regulamentados para todos os veículos em circulação e em fase de lançamento, que devem obter a homologação de emissões de ruído externo. Caso não atenda às metas exigidas por lei, um determinado modelo de automóvel ou caminhão não poderá ser colocado no mercado.

Além das pistas certificadas, o CTR dispõe de uma equipe especializada no estudo de normas e execução dos testes de ruído de passagem, com corpo técnico de engenharia altamente qualificado e equipamentos exigidos pela ISO 362:2015.

"Os métodos exigidos para esse tipo de medição requerem instalações dedicadas e homologadas por órgãos certificadores nacionais e internacionais, como as que oferecemos aos nossos parceiros. As certificações obtidas neste ano nos permitem ampliar o atendimento que disponibilizamos ao mercado", reforça o diretor do CTR e diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira.

A saber: com mais de R$ 50 milhões investidos nos últimos três anos, o Centro Tecnológico Randon passou a ser um dos principais complexos de testes para a indústria da mobilidade de todo o Hemisfério Sul.