Caxias do Sul 28/04/2024

Pesquisador reúne as melhores canções nativistas em livro com cifras para violão

Obra tem lançamento, sessão de autógrafos e distribuição gratuita na Feira do Livro de Caxias, no sábado, dia 30
Produzido por redação, 27/09/2023 às 08:44:04
Pesquisador reúne as melhores canções nativistas em livro com cifras para violão
A paixão pela música do Rio Grande do Sul motivou o trabalho de Diogo Borba
Foto: Severino Schiavo/Divulgação

A música nativista é um dos mais populares cartões de visita da cultura gaúcha. Com o objetivo de disseminar o conhecimento da técnica e da prática desses ritmos regionais, o pesquisador Diogo Borba promove o lançamento do livro “As Melhores Canções da Música Gaúcha – Nativismo e Instrumento Principal Violão”, no sábado, dia 30 de setembro, às 18h, durante a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri, centro da cidade. A distribuição será gratuita durante sessão de autógrafos com o autor.

A obra enaltece, em 75 páginas, o segmento da música tradicionalista gaúcha, reunindo e resguardando para a posteridade 50 canções tidas como muito populares, contendo letras, cifras e tablaturas para violão, instrumento que é o principal foco do livro. Para cada música selecionada, consta uma análise quanto à sua importância histórica, bem como quanto à técnica musical utilizada.

A pesquisa avaliou o período histórico que contou com um maior número de manifestações, quais os estilos em destaque e suas características, e a participação dessas obras na formação e profissionalização do mercado fonográfico da música regional. Entre os fatores utilizados para a escolha das canções descritas, foram levados em consideração os quesitos técnico, histórico, sensorial e subjetivo. O livro pretende servir de base para a continuidade de trabalhos e estudos da linguagem poética e da técnica da música nativista, campo pouco explorado por historiadores e músicos

Borba é engenheiro, trabalhando na indústria de Caxias do Sul, e também é estudante da graduação em Música na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e professor de violão. Além da tarde de autógrafos, Diogo Borba também exibirá seu talento musical ao violão durante duas apresentações do Trio Canções Nativas na Feira do Livro, nos dias 2 e 10 de outubro, às 18h. Nas ocasiões, estará acompanhado pelos músicos Luiz Veríssimo (voz) e Guilherme Rodriguez (gaita e piano), apresentando as melhores canções da música gaúcha. O trio também participará da Mateada Cultural, no dia 30 de setembro, às 15h, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, divulgando o lançamento do livro.

Obra reúne 50 canções em 75 páginas

(Foto: Janaina R. Silva/Divulgação)