Caxias do Sul 29/04/2024

Patrimônio Industrial é o tema do CALENDÁRIO DE LOURDES 2024

Publicação completa 15 anos com destaque para indústrias que tiveram origem no bairro
Produzido por redação, 11/12/2023 às 10:16:23
Patrimônio Industrial é o tema do CALENDÁRIO DE LOURDES 2024
Atelier Zambelli teve origem nos domínios do bairro, focado em imagens em gesso
Foto: José Alfredo Dalle Molle.

O Calendário de Lourdes chega à 15ª edição preservando a tradição de surpreender os apreciadores da publicação com aspectos históricos do bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul.

A “folhinha” de 2024 mostra fotos e informações de 13 indústrias que tiveram origem no bairro. São estabelecimentos de vários segmentos como metalurgia, moinho, artístico, vinícolas, alimentício, tecelagens, cervejaria e produtos químicos.

Entre elas estão, por exemplo, o Laboratório Artístico dos Srs. Tarquínio Zambelli & Filhos (1885), onde eram produzidas estátuas, objetos religiosos, molduras, colunas, ornatos e cartões Pierre e Marchè. Mais tarde, por volta de 1910, seu filho Michelângelo montou um atelier de esculturas de imagens em gesso que logo se transformou em indústria.

Algumas empresas ainda existem no mesmo local, como é o caso da Luiz Veronese & Cia., constituída em 1911, na rua Vereador Mário Pezzi. Outras existem mas não funcionam mais em Lourdes, como a Marcopolo S.A., que surgiu em 1949 na rua Treze de Maio com o nome de Nicola & Cia.

Há alguns prédios que conservam os traços da arquitetura do século passado, como o Franzoi & Cia. Ltda, situado na BR-116 e a Michielon, Menegassi & Comp., além da Adega Nossa Senhora de Lourdes e a Favaro & Cia, ambas na Rua Sinimbu. O Calendário Lourdes contempla ainda as empresas: Amadeo Rossi & Filhos, Antônio Pieruccine, Leonardelli & irmãos/Cervejaria Pérola S.A., Tecelagem Panceri Ltda, Luiz Pizzamiglio & Cia. Ltda e Balanças Dalle Molle.

Os custos para a produção, impressão e distribuição da publicação foram pagos com o patrocínio de 26 empresas, quase todas situadas no bairro de Lourdes. A idealizadora do projeto, jornalista Margô Segat, ressalta a importância da relação com a comunidade para a continuidade do projeto. “Sabemos de pessoas que guardam os calendários desde a primeira edição e anunciantes que nos apoiam desde o início. É gratificante realizar um trabalho que desperta memórias, traz informações e salvaguarda a história do bairro”.

A fonte de pesquisa foi o Projeto Na Trilha do Patrimônio Industrial, proposto e executado pela empresa Arquivos & Acervos, através da sua diretora Ana Paula de Almeida, doutoranda em História, juntamente com a professora, Dra. Eliana Rela. O trabalho traz um levantamento dos setores/indústrias com indícios de conservação do seu patrimônio industrial, sendo registrado e inventariado através de fontes bibliográficas, fotográficas, história oral e documentos históricos disponibilizados em um Mapa Digital.

No Calendário de Lourdes consta um QR-Code (aponte a câmera do celular logo abaixo) que dá acesso a uma trilha, com descritivos históricos, fotos antigas e atuais, vídeos, depoimentos e paisagem sonora de 80 indústrias que compuseram o cenário industrial de Caxias do Sul no período de 1875 a 1954.

Pontos de venda

yes Banca Pai e Filho (em frente do estacionamento da Igreja de Lourdes/Rua Angelina Michielon, 163)

yes Padaria Sabor de Pão (em frente da Capela Santo Sepulcro/Av. Júlio de Castilhos, 633).

O Calendário de Lourdes 2024 custa R$ 12. Parte dos recursos será doada para a compra de brinquedos para a Festa de Natal de crianças carentes.