Caxias do Sul 23/04/2024

Patrimônio cultural e território em debate no Instituto Hércules Galló

Ciclo online de palestras acontece neste sábado, 19 de dezembro. Inscrições são gratuitas e seguem até sexta-feira
Produzido por redação, 15/12/2020 às 16:29:32
Patrimônio cultural e território em debate no Instituto Hércules Galló
Instituto Hércules Galló, em Galópolis, sedia ciclo de debates
Foto: DIVULGAÇÃO

A pandemia e as regras de restrições sociais dela decorrentes não permitirão a presença física do público no casarão histórico do Instituto Hércules Galló, em Galópolis, mas isso não impedirá a realização do I Ciclo de Palestras IHG: Patrimônio Cultural e Território, que tem o local como referência.

O evento ocorrerá de forma online, a partir das 14h deste sábado (19), e incluirá palestras e uma visita virtual ao Museu de Território de Galópolis. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever no link https://forms.gle/pKfLLKyAfoQT9PEp8 até as 23h59min desta sexta-feira (18).

O I Ciclo de Palestras é uma realização da Tum Tum Produtora e tem como curadora a historiadora Geovana Erlo. Os palestrantes são Anthony Beux Tessari, Sandra Maria Favaro Barella e Vania Beatriz Merlotti Heredia (veja currículos abaixo). Segundo a diretora executiva da Tum Tum, Juliana Pandolfo, "o principal objetivo do evento é proporcionar à comunidade de Caxias do Sul e da região a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em torno da temática do patrimônio cultural e suas relações com o território regional".

Conforme a curadora, “o I Ciclo de Palestras IHG surge como uma ferramenta para impulsionar reflexões críticas em torno do que é de fato importante para nós e para a sociedade em que vivemos, e o que o podemos fazer para possibilitar sua preservação”.

Geovana atuará como mediadora das palestras e também da visita virtual ao museu. Toda a programação acontecerá na plataforma Google Meet e será necessário se inscrever para participar da rodada de perguntas. O Ciclo também será transmitido pelo canal do Instituto Hércules Galló no YouTube (https://bit.ly/3qVqowH).

QUEM SÃO OS PARTICIPANTES

Geovana Erlo (Curadora do evento)

(Foto: Arquivo pessoal)

Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA – UFRGS). Ao longo de sua trajetória acadêmica, desenvolveu uma série de pesquisas voltadas ao Patrimônio Cultural, com foco em Paisagens Industriais, Museologia Social e Memória do Trabalho. Desde 2014, é mediadora cultural do Instituto Hércules Galló.

PALESTRANTES

Anthony Beux Tessari

(Foto: Aldo Toniazzo)

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência profissional em instituições de preservação do patrimônio cultural. Atuou, em caráter de estágio, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, e no Centro de Memória da Câmara Municipal de Vereadores, ambos em Caxias do Sul-RS. Atualmente, é professor na Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul, no Curso de História e diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS desde 2015.

Sandra Maria Favaro Barella

(Foto: Arquivo pessoal)

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2010), especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade Federal da Bahia- UFBA (1988), especialista em Intervenção, Pesquisa e Ensino em Arquitetura pela Universidade de Caxias do Sul-UCS (1997) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS (1980). Atualmente, é professora titular da Universidade de Caxias do Sul e pesquisadora do Instituto de Memória Histórica Cultural/IMHC-Projeto ECIRS (Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul) da Universidade de Caxias do Sul.

Vania Beatriz Merlotti Heredia

(Foto: Arquivo pessoal)

Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela PUCRS, Doutora em História pela Università degli Studi di Genova. Pós-doutora em História Econômica pela Università degli Studi di Padova (2003) e em Antropologia pela UFRJ- Museu Nacional (2012). Professora da Universidade de Caxias do Sul. Coordenadora do Núcleo de Estudos Migratórios da UCS.

SERVIÇO

O quê: I Ciclo de Palestras IHG: Patrimônio Cultural e Território

Quando: 19 de dezembro, às 14h

Onde: plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo no canal do Instituto no YouTube https://bit.ly/3qVqowH

Quanto: gratuito

Inscrições: até as 23h59min de sexta-feira (18) pelo link https://forms.gle/pKfLLKyAfoQT9PEp8

Financiamento: LAB, via Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul

PROGRAMAÇÃO

yes Palestra Anthony Beux Tessari

yes Palestra Sandra Maria Favaro Barella

yes Palestra Vania Beatriz Merlotti Heredia

yes Espaço para perguntas

yes Intervalo

yes Visita virtual ao Museu de Território de Galópolis