Caxias do Sul 19/04/2024

Paisagens gaúchas em tons surrealistas por pincéis cariocas

Gramado recebe mostra de artista do Rio de Janeiro apaixonado pelas paisagens do RS
Produzido por redação, 04/02/2022 às 07:50:17
Paisagens gaúchas em tons surrealistas por pincéis cariocas
Foto: DIVULGAÇÃO

A Galeria Arte 12b de Gramado (Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120) recebe uma exposição com as obras do artista carioca Claudio Dantas retratando paisagens conhecidas do Rio Grande do Sul, como o Viaduto Otávio Rocha de Porto Alegre, a Campanha Gaúcha e o Vale da Ferradura na Serra Gaúcha, entre outras.

As obras foram criadas especialmente para abrir a mostra em Gramado e retratam as paisagens com um toque de surrealismo. O cenário gaúcho é coroado com um detalhe que faz alusão a "folhetos de papel" grudados com fita adesiva na superfície da pintura.

"A ideia para esta estreia em Gramado foi juntar o realismo com paisagens que adoro no Sul e dando toques de surrealismo. Estou bem feliz com a aceitação por parte do público. Espero que seja o início de um próspero trabalho", conta o artista.

"Esse detalhe da alusão a folhetos de papel nas telas, tão sutil e carinhoso, presenteia as obras com delicadeza, trazendo uma leitura contemporânea para o trabalho de pintura acadêmica feito em óleo sobre tela", destaca Marina Dal Ponte, diretora e curadora da galeria gramadense.

Claudio Dantas nasceu no Rio de Janeiro em 1959 e tem paixão pelo impressionismo, renascença e surrealismo. Em 1987 passou a dedicar-se integralmente à arte. Cursou a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, até que percebeu que atingiria suas metas artísticas de melhor forma estudando como autodidata as obras de grandes mestres da pintura. A partir de 1988 ingressou no mercado da arte e, desde então, vive exclusivamente da pintura.

As obras do artista estão disponíveis para apreciação de segunda a sábado, das 10h às 18h30, na Galeria Arte 12b, na Rua Dr. Ricardo Stumhoffer, 120, Centro de Gramado. A entrada é gratuita.