Caxias do Sul 29/03/2024

Padaria artesanal abrirá sua 4ª unidade em Caxias do Sul

Com investimento de R$ 120 mil, filial está em construção no bairro Vinhedos e deve inaugurar ainda em 2021
Produzido por Silvana Toazza, 13/10/2021 às 18:23:07
Padaria artesanal abrirá sua 4ª unidade em Caxias do Sul
Carioca Rodrigo Gomes comemora momento de expansão
Foto: Rafael Sartor

Sete anos é pouco ou muito tempo de mercado? Depende a perspectiva. A verdade é que, num período considerado curto para o segmento empresarial, a Pane & Salute já mostrou seu poder de fogo na praça.

Com três unidades em Caxias do Sul – nos bairros Lourdes, Exposição e Santa Catarina –, a padaria artesanal consolida sua marca e confirma a inauguração, possivelmente nos próximos 60 dias (a tempo do Natal), de sua quarta operação.


Unidade no bairro Vinhedos está em obras

O apetite da grife se espalha pela cidade e o próximo endereço a recebê-la como hóspede é o bairro Vinhedos, precisamente na Rua Padre Alberto Luiz Lamonato, quase esquina com a Avenida Honeyde Bertussi. O investimento na nova filial, que está em obras (foto acima), é de R$ 120 mil.

A Pane & Salute também está começando o atendimento para pessoas jurídicas na efervescente Região das Hortênsias, onde planeja abrir uma padaria no segundo semestre do ano que vem. Por lá, seus pães, croissants, pizzas, pastinhas e outros produtos já marcam presença em padarias e hotéis, assim como na Região dos Vinhedos.

Sabor típico italiano

O carioca Rodrigo Gomes morou algum tempo na Itália. Ao retornar ao Brasil, resolveu estabelecer-se na Serra Gaúcha, pela semelhança com o país europeu. Atuava como gerente em uma indústria de Caxias do Sul. Mas, apaixonado por gastronomia, tirou do forno a ideia de produzir pães tão saborosos quanto os que havia degustado em terras italianas, produzidos artesanalmente e com fermentação natural. Nascia assim a Pane & Salute Padaria Artesanal, que acaba de completar sete anos.

"Quando comecei, a panificação artesanal era uma promessa. Agora, é uma tendência, pois, quando o cliente experimenta, não quer voltar para o que consumia antes", avalia o padeiro.

Rodrigo Gomes compara o crescimento da preferência pela alimentação natural ao consumo crescente de cervejas artesanais, e dá uma explicação: os consumidores estão cada vez mais exigentes, querem produtos de melhor qualidade e mais saudáveis.

A carta de produtos da Pane & Salute inclui 400 itens, tendo como carro-chefe os pães e os croissants. Somente de pães são mais de 20 tipos, todos preparados com farinha importada da França, fermentação natural e pelo menos 24 horas de maturação da massa. Todo mês, são consumidas em média sete toneladas de farinha, resultando em 15 toneladas de pães. A preferência pela farinha de terroir francês, explica Rodrigo, envolve o fato de que ela não passa por nenhuma correção com produtos químicos.

Os croissants, por sua vez, levam manteiga em vez de gordura hidrogenada, o que ajuda a garantir um sabor que os aproxima dos famosos croissants franceses.