Caxias do Sul 30/04/2024

Os ritmos do RAP e da Pajada unidos na socioeducação

Projeto (R).(A).(P). na Socioeducação, do grupo RAPajador, leva Rimas de inclusão para adolescentes
Produzido por redação, 16/06/2023 às 16:09:27
Os ritmos do RAP e da Pajada unidos na socioeducação
Proposta prevê palestras e oficinas com Chiquinho Divilas, DJ Hood e Rafael De Boni
Foto: Studio Godoy/Divulgação

Uma nova edição do o projeto (R).(A).(P). na Socioeducação – RAP, Adolescentes e Pajada, do grupo RAPajador, começa nesta segunda-feira (dia 19), no CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo, em Caxias do Sul. Palestras, oficinas, criação de rimas e gravação de músicas vão mobilizar os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

As atividades são desenvolvidas pelo rapper e educador Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood na segunda, terça, quinta e sexta-feira. Em seguida, o projeto chegará também aos jovens do CASEMI - Centro de Atendimento em Semiliberdade da FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul; e do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Nesta nova edição, o projeto retoma o fôlego depois da edição do ano passado receber Menção Honrosa no Prêmio Conciliar é Legal, em março deste ano, em Brasília, distinção que reconhece ações relevantes para o Poder Judiciário brasileiro.

Durante quatro encontros, cada entidade receberá uma apresentação musical do RAPajador e as palestras “Hip Hop e socioeducação”, “Filosofia Fênix e o Tratado de Paz: acharam que eu estava derrotado” e “Tratado de Paz”, apresentadas pelo coordenador do projeto, Chiquinho Divilas. Outras atividades previstas são a Oficina de Rima, com Chiquinho Divilas; Oficina de Pajada, com o acordeonista Rafael De Boni; e Oficina de Discotecagem, com o DJ Hood.

Financiada pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, a iniciativa busca promover e oportunizar a democratização de acesso à cultura a grupos sociais menos favorecidos e com necessidade emergencial de inclusão social. Em atividade desde 2018, o RAPajador é um projeto que une o rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood numa fusão de referências musicais que transitam pela cultura hip hop e cultura sul-riograndense e platina.