Caxias do Sul 27/04/2024

Ônibus do Rio de Janeiro e Curitiba adotam nova tecnologia caxiense

Serviço voltado a informações sobre a "próxima parada" estreia no Brasil, mas já é usado no Exterior
Produzido por Silvana Toazza, 22/03/2024 às 09:34:36
Ônibus do Rio de Janeiro e Curitiba adotam nova tecnologia caxiense
Próxima Parada busca propiciar segurança e comodidade aos passageiros
Foto: Luminator Technology do Brasil, divulgação

Os novos ônibus do sistema BRT, do Rio de Janeiro, e a Linha Verde, de Curitiba, são os primeiros no Brasil equipados com uma das mais recentes tecnologias disponíveis para o conforto e informação ao passageiro.

Trata-se do Próxima Parada, fornecido pela caxiense Luminator Technology do Brasil – especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens –, que fornece informações visuais e por áudio sobre as estações ao longo do trajeto das linhas, proporcionando mais conforto, comodidade e segurança para os usuários e colaborando para paradas mais rápidas e eficientes. Além disso, oferece possibilidades de veiculação de publicidade para o passageiro.

Segundo Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil, o Próxima Parada ainda é pouco conhecido e utilizado no Brasil e em outros países da América Latina, sendo novidade até mesmo por parte dos órgãos reguladores do transporte coletivo urbano.

Tecnologia pouco conhecida ainda

“Esse sistema já está em uso nos principais operadores da Europa há mais de 10 anos e com tecnologia desenvolvida e aprovada pelas normas automotivas. Nosso objetivo é tornar o produto mais conhecido para que, nos próximos editais, ou então em momentos de renovação de frota, os ônibus já saiam de fábrica com a tecnologia instalada, garante o executivo.

O Próxima Parada é equipamento padrão no sistema de transporte urbano RED Mobilidad, de Santiago, no Chile, um dos mais modernos e eficientes do mundo. Nos ônibus chilenos, o item fornecido é o mais completo, incorporando telas TFT (Transistor de Película Fina) e oferecendo, além do mapa de linhas das próximas paradas, também a possibilidade de veiculação de vídeos de publicidade.

Sobre a Luminator Technology Group

A empresa nasceu há 25 anos em Caxias do Sul como Mobitec, e hoje integra o conglomerado norte-americano Luminator Technology Group, fundado em 1928. Possui presença global, com centros de engenharia na América Latina, Europa e EUA, atuação em cerca de 85 países e mais de 300 mil produtos fornecidos para ônibus e trens em todo o mundo. Tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal sobre trilhos.