Caxias do Sul 27/04/2024

Obras em favor do autismo em exposição em vinícola da Serra

Telas de César Passarin poderão ser visitadas em outubro, sendo uma delas leiloada com renda revertida para a APAC Bento Gonçalves
Produzido por redação, 01/10/2022 às 10:31:41
Obras em favor do autismo em exposição em vinícola da Serra
Artista César Passarin expõe coleção de telas na vinícola da família
Foto: Acervo Cave do Sol

Inspirado na vida, o artista César Passarin começou a pintar em 2007. Filho de Arlete e Arnaldo Passarin, diretor-presidente da vinícola serrana Cave do Sol, o jovem de 35 anos encontrou na arte uma forma de se expressar melhor. Autista, adotou a técnica de tinta acrílica sobre tela como uma terapia, vista pela família como superação das limitações e um portal para a socialização.

A exposição “Flores & Cores”, de sua autoria, estará aberta ao público de 3 a 30 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 17h e aos domingos, das 10h às 16h, na própria vinícola, localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Os visitantes poderão dar lances para a tela “Cores de Outono”, partindo de R$ 500. O maior valor será revertido para a APAC Bento Gonçalves (Associação Pró-Autistas Conquistar), entidade voltada para essa causa. As demais obras pertencem ao acervo da família.

Obra "Cores de Outono" será colocada em leilão (Foto: Acervo Cave do Sol)

O artista

César deu suas primeiras pinceladas em 2007, mas foi em 2018 que sua trajetória ganhou a companhia da artista plástica Tere Finger, de Flores da Cunha. Com ela, mantém aulas semanais, momentos que coloca seu talento em ação. De lá para cá, já são inúmeras telas, todas muito coloridas. A paleta de cores é vibrante, com destaque para o vermelho, sua cor preferida. Diante de suas inquietações e desprendimentos do mundo, enquanto pinta, é que se revelam seus personagens e espaços. Para a família, a pintura está permitindo uma melhor evolução de César no enfrentamento de situações relacionadas à comunicação, na interação e no próprio comportamento social.

Orgulhoso, o pai Arnaldo contempla as obras do filho, juntamente com Arlete e os seus outros filhos Cristian e Cristiane. Para ele, a família é o bem mais precioso. “Tenho duas paixões: a minha família e o vinho. Mas o melhor da vida é a família”, assegura.

A Cave do Sol

A vinícola está localizada no coração do roteiro enoturístico mais famoso do Brasil (km 20 da Rodovia RS 444), o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, em um complexo destinado ao enoturismo, distribuído em três andares, projetado dentro das premissas de acessibilidade. O ambiente convida a imergir em um rico cenário de objetos considerados peças de museu que, além de preservar a história da família e da vitivinicultura brasileira, também compõe obras de arte concebidas por artistas, valorizando talentos locais.