Caxias do Sul 20/04/2024

O solstício em Stonehenge dentro da sua casa hoje

Famosa efeméride anual que reúne multidões no milenar monumento druídico inglês terá transmissão ao vivo no final da tarde deste sábado
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 20/06/2020 às 12:36:04
O solstício em Stonehenge dentro da sua casa hoje
Foto: FOTOS Marcos Fernando Kirst, Silvana Toazza e Lurdes Froemming

POR MARCOS FERNANDO KIRST

Olha só que bacana isso... a capacidade humana de transformar limão em limonada, felizmente, não tem limites, quando se arregimenta criatividade e boa vontade. A data de 20 de junho, como bem sabem astrônomos, astrólogos e místicos, é revestida de um sabor especial, pois ela pontua o solstício de verão no hemisfério norte do planeta, e o solstício de inverno no hemisfério sul.

SOLSTÍCIO, como se sabe, mas sempre é bom recordar, é o fenômeno bianual astronômico que marca o início das novas estações nos dois hemisférios. O de verão é popularmente tido como “O dia mais longo do ano”, devido ao período de duração da incidência dos raios solares sobre nosso planeta. O de inverno tem o dia mais curto. Os solstícios ocorrem em junho e em dezembro.

É o oposto do EQUINÓCIO, que ocorre nos meses de março e setembro, quando o dia e a noite têm a mesma duração.

No hemisfério norte, o solstício de verão é revestido de simbologias ancestrais, sendo celebrado em diversos pontos significativos em diversos países. Um dos principais deles ocorre em STONEHENGE, o monumento druídico megalítico milenar situado na região da Cornualha inglesa. Ali, no dia exato do solstício de verão, o pôr do sol pode ser contemplado exatamente em meio a uma das fendas da estrutura, construída de forma magistral há milênios.

Druidas caxienses conferindo as instalações in loco

O evento costuma atrair milhares de pessoas ao local todos os anos, porém, neste 2020, devido às medidas de restrição de aglomeração de pessoas, impostas pela pandemia do coronavírus, o acesso ao local estará fechado.

MAS, agora é que vem a boa notícia.

O pôr do sol em Stonehenge, no solstício de verão, poderá ser acompanhado AO VIVO por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pois será transmitido diretamente nas páginas do YOUTUBE e do FACEBOOK da English Hermitage, a empresa que administra o acesso ao monumento.

É só acessar ali os links, neste sábado, 20 de junho, a partir das 17h26 (horário de Brasília). O nascer do sol também será transmitido, às 0h52 da madrugada de domingo (também no horário de Brasília).

Boa vigília a todos!

Mãe de um dos druidas, esta, ijuiense, também in loco