Caxias do Sul 28/03/2024

O rinoceronte, as crianças e a vacina

Campanha “Vacina Já!”, do Instituto de Leitura Quindim, inspira trabalhos em colégio de Caxias do Sul
Produzido por redação, 29/07/2021 às 08:54:17
O rinoceronte, as crianças e a vacina
Arte do aluno Deyvih Raniel Esperdião Dias
Foto: DIVULGAÇÃO

A campanha “Vacina Já!”, promovida pelo Instituto de Leitura Quindim, de Caxias do Sul, serviu de inspiração para alunos do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Lúcia, localizada no distrito de Santa Lúcia do Piaí, a criarem trabalhos relacionados ao movimento que defende a vacinação contra a Covid-19 para toda a população brasileira. Eles produziram desenhos, pinturas, vídeos e fantoches entre os meses de março e maio, durante o ensino remoto.

A arte oficial da campanha é uma criação do ilustrador e vice-presidente do Quindim, Roger Mello, que utilizou caneta esferográfica preta sobre papel branco. A imagem mostra o rinoceronte Quindim, mascote do Instituto, segurando a seringa e a ampola de vacinação.

Obra de Roger Mello deu o tom visual da campanha

As atividades realizadas na instituição entusiasmaram os alunos a conhecerem como surgiu o mascote Quindim, que ilustra a campanha (inspirado em personagem da turma do Sítio do Picapau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato), e auxiliaram na compreensão da importância da vacinação para a população, além de promoverem uma maior interação entre crianças, pais e escola.

A arte da aluna Maria Eduarda Rodrigues Fernandes

“Em uma das tarefas, criamos um vídeo propaganda. A ideia era dar continuidade aos estudos remotos, ao mesmo tempo em que as crianças divulgassem entre as famílias e pessoas de sua convivência. Com certeza, a participação estreitou os laços entre as vivências, conhecimentos e aprendizagens”, afirma a professora de artes, Luciane Boff. Confira alguns dos vídeos e desenhos produzidos, acessando o blog do Instituto no link https://bit.ly/3rCQRQo.

A criatividade da aluna Mierella Gonçalves Dal Moro

No perfil no Instagram @institutodeleituraquindim é possível conhecer todas as artes criadas pelos artistas que aderiram à campanha, como: Mariana Massarani, Cristine Schneider, Sérgio Alves, Roberta Queiroga, Felipe Cavalcanti, Tita Berredo, Ana Thomas Terra, Daniel Kondo, Shizue Sakamoto, Mafalda Milhões, Wagner Carsten, Penélope Martins, Ligia Franchini, Patrícia Auerbach e Rafael Dambros.