Caxias do Sul 25/04/2024

O mundo transmudado em arte pelas janelas de um olhar singular

Artista Natalia Bianchi faz um convite à reflexão a partir do olhar do outro em seu projeto “Pelas Janelas Delas”
Produzido por redação, 23/07/2021 às 09:28:32
O mundo transmudado em arte pelas janelas de um olhar singular
Foto: Gustavo Tonet/Divulgação

Desenhos em grafite de seres com olhos enormes e corpos disformes, alguns deles com até um metro e meio de altura. Essa é a base do novo projeto da artista Natalia Bianchi, intitulado “Pelas Janelas Delas”.

O conjunto de obras vai resultar em um vídeo com descrição poética e muitos closes dos detalhes dos desenhos, concebido para proporcionar a melhor experiência possível para as pessoas com baixa acuidade visual. Um dos pontos altos do projeto serão os encontros com usuários da Apadev (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais) e do INAV (Instituto da Audiovisão).

As reuniões informais, em clima de bate-papo, com o público da Apadev e do INAV, vão ocorrer entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, para troca de experiências da artista com esse público singular.

"O fato de poder dividir essa experiência com meus pares e possibilitar, de certa forma, sua participação no processo, faz com que eles sejam fundamentais e dá ainda mais sentido a tudo; esse é um projeto construído por muitos olhares" - ressalta Natalia, que, devido a uma doença rara chamada acromatopsia, enxerga o mundo em tons de preto, branco e cinza, tendo baixa acuidade visual e sensibilidade à luz.

O projeto foi contemplado pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, com recursos da Lei Aldir Blanc nº14.017/20 e, nesta primeira etapa, Natalia convida a comunidade para que acompanhe seu processo criativo no instagram @pelasjanelasdelas. O espaço apresentará vídeos da produção, croquis, referenciais artísticos e teóricos, além de conceitos abordados durante sua pesquisa.

"É muito interessante que, ainda durante a produção, eu possa começar a ter o feedback do público, pois essa interação é muito enriquecedora", comenta a artista.

Em setembro, Natalia retornará à Apadev e ao INAV para apresentação da vídeo-exposição.

Como desdobramento do projeto, está prevista uma exposição física em Caxias do Sul, quando a pandemia permitir.

Sobre a artista

Natalia Bianchi formou-se em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul em 2008 e, desde então, dedica-se à produção artística, investigando especialmente os processos do desenho com diferentes técnicas e materiais, abordando temáticas autobiográficas por meio da desconstrução de imagens e de estereótipos.

Participa com frequência de exposições coletivas em Caxias do Sul e Porto Alegre – e entre elas a coletiva Instantes no Tempo, com curadoria de Ana Zavadil na Galeria Duque (novembro/2020 – março/2021).

Sua exposição individual mais recente aconteceu em outubro de 2019 na Galeria do Campus 8 – Cidade das Artes (Caxias do Sul), sob o título ACROMATOPOS, com curadoria de Silvana Boone.

A artista também integrou o elenco do documentário Diários Daltônicos em 2013 e no mesmo ano da edição do TEDxParque Farroupilha em Porto Alegre.

Créditos das imagens: Gustavo Tonet/Divulgação