Caxias do Sul 19/04/2024

O graffiti invade o muro na Rua da Felicidade

Pintura de mural no bairro Canyon, domingo, aproxima a paisagem urbana da arte, pelo talento de grafiteiro paulista
Produzido por redação, 30/06/2021 às 10:02:45
O graffiti invade o muro na Rua da Felicidade
A arte grafiteira do paulista Pixote Mushi chega a Caxias do Sul
Foto: DIVULGAÇÃO

O grafiteiro paulista Pixote Mushi e um grupo de artistas da arte urbana caxiense produzirão um grande mural artístico na fachada lateral da empresa GPaniz, na entrada do Bairro Canyon (Rua da Felicidade), na Zona Norte de Caxias do Sul, domingo, dia 4 de julho.

A criação integra o Projeto SAMbA Território Urbano - Residência de Artista 2021, do Instituto SAMbA, num diálogo de ações artísticas com a Fluência Casa Hip Hop, que inclui oficinas de dança e graffiti, entre outras ações artísticas e culturais.

O visitante Pixote Mushi é um nome importante da cena da arte urbana contemporânea brasileira. Nascido em Diadema, na grande São Paulo, ele transitou por muros e concretos, entrando na paisagem do graffiti ainda na adolescência.

Pixote Mushi é referência na cultura popular nacional (Foto: Divulgação)

Trabalhando também como produtor cultural e arte-educador, sua obra virou referência de traços que misturam a cultura popular, as figuras do povo, o preto e branco e a cor, em narrativas visuais em grandes murais que lembram o cordel e a xilogravura. Também atuou como designer, com arte digital, modelagem e animações 3D. Na sua formação estão cursos com mestres populares como Carlos Henrique, do Crato, no Ceará, e Mestre Jerônimo, em Diadema, e cursos de xilogravura no Museu Lasar Segall, em São Paulo.

Por aqui, ele vai dialogar na criação de um mural que terá também os traços dos artistas Andrigo Martins, Arthur Saraiva, Augusto Bazzo, Emanoel Gonçalves, Felipe Borges, Guilherme Borges, Guilherme Cavion, Gustavo Gomes, Henrique Moschetta, Mairon Carvalho, Mariele dos Reis, Muriel Jaci da Silva, Rafael Ferreira, Sabrina de Souza, Talisson Dornelles e Vinícius Marcon. Estes artistas locais foram selecionados para participar desta maratona de arte urbana em Caxias que resultará numa obra coletiva de 480 metros quadrados.

Pixote em ação, transformando a pedra fria dos muros em arte (Foto: Camila Vech)

O lugar no bairro Canyon é uma referência dos moradores da região que, com pouca estrutura de lazer à disposição, usam aquele espaço para encontros e atividades de recreação e cultura. Além disso, faz parte da história da cena de arte urbana de Caxias do Sul. Nessa mesma fachada da GPaniz, em 2012, aconteceu o primeiro evento dessa natureza, organizado pelo grafiteiro Gustavo Gomes em parceria com o Cami São José, projeto social residente no bairro Canyon.

A arte do graffiti embelezando os muros da cidade (Foto: Divulgação)

Durante sua permanência na cidade, Pixote também participa de uma residência no Instituto SAMbA, que consistirá em experiências em atelier de xilogravura advindas de propostas do artista visitante e a artista local Mara De Carli.

O SAMbA Território Urbano também terá oficinas pela manhã e à tarde, no dia 4 de julho, e, dia 10, as atividades têm lugar na Casa Fluência, no bairro Santa Fé. Neste domingo, 4, é realizada a oficina de Graffiti com Fernanda Rieta, das 10h às 12h e, à tarde, das 14h às 15h, tem a oficina de Breaking com Alexsander Machado. No dia 10, as funções na Fluência incluem oficina de Popping com Fernando Bittencourt, das 10h às 11h, e oficina de Graffiti com Andrigo Martins, das 17h às 19h.

Complementando e encerrando a residência, dia 11 será realizada, no espaço do Instituto SAMbA, uma roda de conversa com artistas e convidados, a exposição das obras e registros da experiência de atelier do artista Pixote Mushi e de Mara De Carli, além da apresentação do Clip do Muro, que será produzido durante a grafitagem do mural na GPaniz. Outra ação gerada pela residência será um fanzine com informações e imagens de todo o processo, que será distribuído gratuitamente.

O projeto é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio Cultural da Marcopolo, Fundação Marcopolo, Neobus e Empresas Randon.