Caxias do Sul 29/03/2024

O câncer de mama desmistificado em livro

Mastologista Fernando Vivian lança obra em que a doença é abordada de forma acessível
Produzido por redação, 16/11/2021 às 07:51:50
O câncer de mama desmistificado em livro
Médico Fernando Vivian lança seu livro de estreia na Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul
Foto: Fabio Grison

É possível falar sobre o câncer de mama de forma didática e leve, ao mesmo tempo em que se aborda o tema com seriedade? O mastologista caxiense Fernando Vivian mostra que sim.

Ele faz a combinação da linguagem sensível, acessível e fácil de ser compreendida no seu livro de estreia "Câncer de Mama: que bicho é esse?" (Desdobra Editora), com lançamento programado para esta quarta-feira (17 de novembro), a partir das 18h30, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, junto à Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1333).

O toque especial da obra fica por conta da participação do artista plástico Sergio Lopes, responsável pelas ilustrações que traduzem a sensibilidade dos textos de Vivian. "Uma vez que o texto nem sempre é agradável à leitura, porque fala de câncer, quebrar os capítulos com uma ilustração do Sergio Lopes trouxe a leveza que o livro precisava", destaca o autor. As imagens originais, elaboradas em giz pastel seco sobre papel com tamanho 6cm x 6cm, estarão em exposição e disponíveis para venda no dia do lançamento do livro.

Imagens produzidas pelo artista Sergio Lopes ilustram as páginas do livro

O mastologista Fernando Vivian tem mais de 25 anos de atuação na medicina. Desde o início da carreira, trabalhou na área de ginecologia e, depois, se especializou em mastologia, seu atual foco profissional. Uma das principais preocupações do médico sempre foi fazer com que as pacientes entendessem exatamente com o que elas estavam lidando a partir do diagnóstico do câncer de mama:

"Vejo a dificuldade de elas assimilarem todas as informações quando abrimos o envelope de biópsia e deparam com o diagnóstico do câncer. Isso desestrutura a paciente e sua família. Percebia que elas iam nas consultas seguintes e não assimilavam tudo o que aconteceria. Então, entendi que usar um vocabulário descomplicado e de fácil compreensão pode amenizar o impacto e comecei a me esmerar utilizando metáforas para ajudar nesse entendimento. Precisamos conhecer o câncer para lutar contra ele com mais força e coragem", destaca o autor.

Assim, há oito anos, Fernando começou a elaborar textualmente as conversas de consultório e seus conhecimentos sobre mastologia, com o intuito de tornar os termos técnicos da medicina acessíveis a todos, para desmistificar diversos temores e pensamentos sobre uma das doenças que mais acomete as mulheres.

Após o lançamento, os exemplares estarão à venda na livraria Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570, bairro Centro, Caxias do Sul - RS), pelo valor de R$ 49,90, bem como pelo site www.doarcodavelha.com.br.