Caxias do Sul 27/04/2024

Museu Municipal recebe a mostra "Adeus, Elichat"

Exposição do coletivo pode ser visitada de 11 de novembro a 10 de dezembro
Produzido por redação, 09/11/2022 às 08:33:29
Museu Municipal recebe a mostra
Elichat, a menina gata, preparada para se despedir da Serra Gaúcha
Foto: Lucas Leite

O Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro) abre as portas para receber, a partir desta sexta-feira (11 de novembro), até 10 de dezembro, a exposição "Adeus, Elichat", do coletivo Elichat. Quem anda pelas ruas centrais de Caxias do Sul provavelmente já deparou com as intervenções da menina gata, de roupa listrada preta e branca: Elichat, que completa 10 anos de existência em 2022. A personagem é uma criação do artista visual Lucas Leite, carioca radicado no município.

O projeto desenvolvido pelo artista, juntamente com sua companheira caxiense Júlia Pellizzari, já andou por diversos locais e fixou residência em Caxias do Sul em 2017, quando a dupla virou um trio, com a chegada do filho Aruan. Agora, a família, que se prepara para se despedir da Serra Gaúcha, com o intuito de celebrar os anos e artes vividos por aqui, apresenta uma exposição inédita no Museu Municipal.

Contando com documentos, desenhos, roupas e objetos icônicos da história da menina gata, a mostra visa traçar um panorama dos 10 anos de existência da personagem. Além de muita história, a mostra conta com diversas obras inéditas, fruto da maturidade que o projeto ganhou com essa década de atuação. As obras incluem lambe-lambes (trabalho feito para a rua que envolve a colagem de artes produzidas em papel), fotografias e uma série de retratos de felinos que o coletivo vem trabalhando nos últimos tempos.

A mostra abre no dia 11 de novembro, às 19h. A visitação, gratuita, é de terças a sábados, das 10h às 16h.