Caxias do Sul 28/03/2024

Mostra traz obras de 21 artistas mulheres à Galeria de Artes do Ordovás

Exposição “2021 Contemporâneas” abre para visitação a partir desta sexta-feira
Produzido por redação, 12/05/2021 às 10:11:59
Mostra traz obras de 21 artistas mulheres à Galeria de Artes do Ordovás
Obra de Aline Chaves integra a mostra
Foto: DIVULGAÇÃO

A exposição "2021 Contemporâneas" apresenta 21 artistas mulheres, de diferentes gerações, caxienses ou com vínculos fortes com a cidade, que constroem parte da história do acervo municipal com suas trajetórias na arte local.

Aos 21 anos do século XXI, são contemporâneas por estarem ativas, são contemporâneas por seus processos e linguagens, pelos conceitos e por estarem em movimento no tempo presente.

As artistas são Aline Chaves, Andressa Cantergiani, Beatriz Balen Susin, Carine Panigaz, Clara Koppe, Elisa Zattera, Flávia Tronca, Glaucis de Morais, Heloisa Corrêa, Jane de Bhoni, Mádia Bertolucci, Mara de Carli, Mara Galvani, Márciah Casal, Maria do Carmo Verdi, Natália Bianchi, Odilza Michelon, Rita Brugger, Rosali Plentz, Verlu Macke e Vivi Pasqual.

Obra de Maria do Carmo Verdi

A exposição resulta do Projeto de Pesquisa "O papel da mulher na construção da identidade para as Artes Visuais em Caxias do Sul e região", desenvolvido na Universidade de Caxias do Sul pela professora Silvana Boone, curadora da exposição, e verifica o espaço ocupado pelas mulheres no campo da arte ao longo das últimas décadas.

Obra de Flavia Tronca

A exposição poderá ser conferida na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Odovás Filho até o dia 13 de junho nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; e finais de semana, das 16 às 22h.

No dia 1º de junho, às 19h, será realizada a conversa: "2021 contemporâneas: as mulheres, a arte e a cidade", via GoogleMeet, com a curadora Silvana Boone e artistas convidadas. A atividade é gratuita e interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio através da plataforma da UAV DIGITAL (https://sites.google.com/view/uavdigital). Os inscritos receberão o link do encontro após sua inscrição.