Caxias do Sul 25/04/2024

Morre o cantor baiano Moraes Moreira, aos 72 anos

Um dos fundadores dos Novos Baianos, artista faleceu na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, de infarto agudo do miocárdio
Produzido por redação, 13/04/2020 às 12:22:35
Morre o cantor baiano Moraes Moreira, aos 72 anos
Foto: REPRODUÇÃO

A música brasileira de primeiríssima qualidade está de luto. Morreu na manhã desta segunda-feira, 13, o músico, cantor e compositor baiano Moraes Moreira, uma lenda viva do cancioneiro nacional. Moreira morreu enquanto dormia, em casa, na Gávea, Rio de Janeiro, aos 72 anos, devido a um infarto agudo do miocárdio.

O cantor fez história e entrou para a História da MPB ao formar o grupo os Novos Baianos, em 1969, juntamente com Pepeu Gomes, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Permaneceu no grupo até 1975, quatro anos antes da desintegração da banda, com cada artista partindo para voo solo.

Os Novos baianos foram responsáveis pela mistura de ritmos e gêneros musicais no Brasil, criando uma musicalidade própria que mesclava forró, frevo, bossa nova, samba, baião, rock, pop e outros. Entre seus sucessos figuram “Brasil Pandeiro”, “Preta Pretinha”, “Acabou Chorare”, “A Menina Dança”, “Besta é Tu”, “É Ferro na Boneca” e outros. Construiu uma sólida carreira artística e musical reconhecida no país de norte a sul. São dele composições como “Pombo Correio”, “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira” e tantas outras.

Nasceu em 8 de julho de 1947 em Ituaçu, na Bahia, sob o nome de Antônio Carlos Moraes Pires. Começou a vida artística ainda aos 12 anos de idade, tocando sanfona de 12 baixos em festas de São João. Ao mudar-se para a capital Salvador, na adolescência, conheceu Tom Zé e ingressou no mundo do rock e da música profissional, de onde se despediu na manhã desta segunda-feira, 13.

Ouça algumas músicas de Moraes Moreira e dos novos Baianos nos links:

Pombo Correio

Preta Pretinha

Besta é Tu