A Serra Gaúcha, segundo maior polo metalmecânico do país, só atrás do ABC Paulista, comemora a ampliação da engrenagem a partir de veículos pesados menos poluentes. Na dianteira do setor está a caxiense Marcopolo, com investimentos importantes em sua planta fabril em São Mateus (Espírito Santo).
O mercado não só acolhe, como responde com números motivadores. No primeiro semestre de 2025, o Brasil viu o setor de ônibus elétricos avançar sem precedentes. De janeiro a junho, foram emplacadas 306 unidades em todo o país, acelerada de 141% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidos 127 veículos eletrificados. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Descarbonização na rota
São Paulo é o epicentro da revolução elétrica no transporte público brasileiro, seguida por algumas capitais do Centro-Oeste e Nordeste. Dos 306 ônibus elétricos emplacados no primeiro semestre, 275 estão em operação na capital paulista, o que equivale a 90% do total nacional. Os dados evidenciam que a adoção de ônibus de emissão zero deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como política pública.
A transição para ônibus elétricos em São Paulo é amparada pela Lei Municipal nº 16.802/2018, que fixou um prazo de 20 anos, até 2038, para a emissão zero de gás carbônico da frota paulistana de ônibus. Ao mesmo tempo, abriu uma licitação para renovar os contratos com as empresas de ônibus com base em metas anuais compulsórias de descarbonização das frotas.
Dinâmica do mercado
Atualmente, 10 fabricantes de ônibus elétricos atuam nesse segmento no Brasil: Ankai, BYD, Eletra, Higer, Induscar, Yutong, Mercedes-Benz, Marcopolo, Volvo e VW Truck & Bus, com um portfólio de 28 modelos.
A comercialização desse tipo de veículo costuma ocorrer em lotes maiores, vinculados a contratos/licitações firmados com prefeituras e operadores de transporte coletivo, o que pode resultar em períodos mais longos de ausência de entregas. A Marcopolo, por exemplo, entregou em julho (portanto, fora do primeiro semestre) 95 ônibus a uma operadora da cidade de São Paulo.