Caxias do Sul 28/04/2024

Médico caxiense recebe título de reconhecimento internacional inédito na Serra Gaúcha

Pneumologista Luciano Gröhs foi contemplado com a denominação de membro acadêmico de entidade que congrega médicos de excelência de todo o planeta
Produzido por Marcos Fernando Kirst, 25/02/2022 às 09:03:24
Médico caxiense recebe título de reconhecimento internacional  inédito na Serra Gaúcha
Outorga oficial do título acontece em solenidade especial nos Estados Unidos, em abril
Foto: Wilson Maccagnan

Por MARCOS FERNANDO KIRST

Um reconhecimento internacional para uma atuação profissional focada na excelência médica e no humanitarismo. É dessa maneira que o médico pneumologista caxiense Luciano Bauer Gröhs considera o título honorífico internacional com o qual acaba de ser agraciado pela ACP - American College of Physicians (Sociedade Americana de Médicos), entidade internacional sediada nos Estados Unidos que congrega mais de 163 mil membros focados em atuações como medicina interna, pesquisa e ensino.

Por indicação do Capítulo Brasileiro da ACP, do qual Gröhs é membro, seu nome e currículo foram avaliados em novembro de 2021 e, a partir de uma votação nos Estados Unidos, recebeu o título de “Fellow” da entidade, ou seja, membro acadêmico, distinção especial em reconhecimento à sua destacada atuação. O comprometimento do profissional com a comunidade em que atua é elemento fundamental de análise para a concessão da honraria, a partir da qual, como membro ativo da entidade, passa a ter acesso a programas específicos e atuações junto à ACP que lhe permitirão incrementar ainda mais esse envolvimento com os pacientes e a medicina interna.

Na região da Serra Gaúcha, até o momento, o doutor Luciano Gröhs é o único profissional da medicina destacado com a titulação, coincidindo com um momento em que a área da pneumologia se reveste de relevância especial em função do esforço coletivo mundial contra a pandemia da Covid-19.

“O título representa o reconhecimento de meus pares à minha atuação e dedicação, o que serve de incentivador para não só seguir no caminho que vem sendo trilhado em minha carreira, como para incrementar ainda mais a minha inserção no campo da medicina interna, no comprometimento com os pacientes, na área do ensino e com a comunidade”, analisa o pneumologista.

Conforme atestam os documentos que acompanham a titulação da ACP, o título de Fellow aliado ao nome de determinado médico significa que o profissional em questão “empreendeu esforços significativos para ser um médico melhor e se preocupa em entregar serviços de saúde da mais alta qualidade”.

A entrega oficial do título de “Fellow” da ACP ao doutor Luciano Gröhs ocorrerá em uma cerimônia específica marcada para o mês de abril deste ano, na cidade norte-americana de Chicago, no Congresso Internacional Anual da entidade, quando ele e outros novos agraciados com a honraria, do mundo todo, serão oficialmente outorgados.

“A ACP entende que, a partir do momento em que recebo o título de Fellow, eu passo a também ter o potencial de ser um mentor de futuros médicos que atuem junto à medicina interna, dentro da esfera das humanidades médicas”, ressalta Gröhs, que desde 2019 também atua como professor no curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul, onde está finalizando especialização em Bioética.

CURRÍCULO COMUNITÁRIO RELEVANTE

Luciano Bauer Gröhs é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas em 2000 e especialista por residência médica em Clínica Médica e Pneumologia feita no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, entre 2001 e 2005. Atuou como Preceptor do Programa de Residência Médica do Hospital Conceição, de 2004 a 2006, e também trabalhou na Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi consultor em Pneumologia do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, nos anos de 2005 e 2006.

Desde o ano de 2006, Gröhs exerce atividade como pneumologista na cidade de Caxias do Sul, atendendo os principais planos de saúde. Realiza sobreaviso e internação em Pneumologia no Hospital da Unimed. Foi Coordenador da Pneumologia e um dos membros da Equipe de Medicina Hospitalar do Hospital Pompéia, onde também foi coordenador do Programa de Residência Médica (especialização) em Clínica Médica. Atuou intensamente durante a pandemia de Covid-19 com pacientes, principalmente na internação hospitalar, inclusive em UTI.

Foi médico do Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Conceição, como fundador do serviço. Em Caxias do Sul, foi coordenador do Serviço de Assistência Domiciliar da Operadora de Saúde Círculo. Posteriormente, foi coordenador de pacientes crônicos da Unimed Nordeste-RS, por três anos. Atuou como membro de equipe nas principais UTIs de Caxias do Sul, Hospital Pompéia (UTIs 1, 2 e 3), Hospital do Círculo e Hospital Geral.

Foi presidente da Associação de Médicos Residentes do Rio Grande do Sul, nos anos de 2002 a 2004, tendo sido também Diretor da Associação Nacional de Médicos Residentes. Entre 2004 e 2006, foi Diretor Científico e Vice-Presidente da Sociedade de Clínica Médica – Diretoria Regional RS. Fundador e primeiro presidente do GEAMH (Grupo de Estudos e Atualização em Medicina Hospitalar), primeira entidade representativa de Medicina Hospitalar do Brasil.

Integrou o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul por dois mandatos, de 2003-2008 e de 2008-2013. Em Caxias do Sul, exerceu função como Delegado Seccional, de 2013 a 2018. Ainda na área representativa, foi Diretor Clínico do Hospital Pompéia no mandato 2014-2016, sendo reeleito para 2016-2018. Trabalhou ainda como Diretor Técnico na Operadora de Saúde Fátima, responsável pelas áreas de Medicina Preventiva e MarcoSaúde (empresa Marcopolo). Foi consultor em Doenças Respiratórias do Serviço de Medicina Ocupacional das Empresas Randon.

Luciano Gröhs foi conferencista das principais empresas produtoras de medicação respiratória, como Novartis, Boehringer-Ingelheim, Bayer, AstraZeneca e Chiesi. Foi membro do Advisory Board de doenças obstrutivas da Boehringer-Ingelheim, de 2017 a 2020. Atuou como Gerente Médico Especializado (Especialista Interno) da GSK (Glaxo Smith Kline), com atividades de Educação Médica nas áreas de Asma, Asma Grave e DPOC, de 2020 a 2022. É membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, European Respiratory Society, American College of Physicians e American Thoracic Society.