Caxias do Sul 18/08/2022

"Marionetes" movimentam o Centro de Cultura Ordovás

Atividade marcará os mais de 40 anos do artista caxiense Victor Hugo Porto
Produzido por redação, 04/09/2021 às 15:57:04
Foto: DIVULGAÇÃO

Entre os dias 10 de setembro e 3 de outubro, a Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho apresentará a exposição "Marionetes", do artista Victor Hugo Porto.

A atividade proporcionará conhecer o processo criativo e a técnica de Victor Hugo, abordando a realização de suas próprias telas. Também oportunizará, de forma virtual, uma visita guiada dentro do seu atelier, conduzida pelo próprio artista

Nome consagrado da arte caxiense, Victor Hugo Porto celebra seus mais de 40 anos de trajetória com uma inédita coleção. A exposição "Marionetes" abre as portas para um novo mundo apresentado pelo artista, que desenvolve, através do desenho com lápis crayon, a ausência das cores utilizadas por ele nos últimos anos.

Victor Hugo Porto começou a trabalhar aos 13 anos de idade em uma empresa de modas onde focava o seu olhar nas montagens das vitrinas. Aos 26, criou sua empresa de publicidade visual e decoração, na qual se dedicou exclusivamente às artes visuais. Sua trajetória envolveu gravuras na técnica de pochoir, serigrafias e desenhos a pastel. A pintura surgiu posteriormente, marcando seu trabalho com as temáticas das mulheres, sempre se utilizando muita cor.

Estudou diversas técnicas de gravura na escola internacional gráfica de Veneza e passou longos períodos trabalhando com pintura e escultura na cidade de Merano, no norte da Itália. Radicado em Caxias do Sul, atualmente se dedica à pintura, escultura, gravura e desenhos no seu atelier, no qual está desenvolvendo seu novo trabalho de desenhos com carvão sobre tela, utilizando as cores neutras, como o preto e o branco.

A Unidade de Artes Visuais disponibilizará uma atividade única chamada "Entre o atelier e a exposição com Victor Hugo Porto" no site AQUI

A visitação presencial é gratuita, com uso obrigatório de máscara: segunda, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.

Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, na Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo.