Caxias do Sul 26/04/2024

Marcos Mantovani inova e lança livro físico por via virtual

Obra poderá ser adquirida via internet a partir desta sexta-feira, com telentrega grátis
Produzido por redação, 07/05/2020 às 11:18:49
Marcos Mantovani inova e lança livro físico por via virtual
Foto: DIVULGAÇÃO

Desta vez não haverá uma fila animada de leitores ávidos por abraçar o autor que lança sua nova obra literária e dele conseguir o autógrafo com dedicatória exclusiva na página de rosto, ato seguido pela fotografia que registrará o momento nas memórias afetivas de todos os envolvidos, em um ambiente agitado pela alegria humana que os encontros e reencontros presenciais proporcionam.

É tempo de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, todos sabemos, mas, mesmo assim, apesar disso, a criatividade não foi extinta e a alegria que reveste a ação de lançamento de uma nova obra ganhará um novo formato nesta sexta-feira, dia 8 de maio, imposto pelas medidas de restrição, sim, mas proporcionando a manutenção dos reencontros (mesmo que virtuais), os contatos e a boa leitura.

A nova modalidade de sessão de autógrafos de livro será inaugurada em Caxias do Sul pelo escritor e professor Marcos Mantovani, que concretiza o primeiro lançamento de livro físico (impresso em gráfica) de forma virtual. Não haverá a opção de download da obra via internet. Os leitores estão convidados, a partir desta sexta-feira (8 de maio), a acessarem os endereços eletrônicos e contatos fornecidos abaixo, pelos quais será possível fazer a encomenda dos exemplares desejados, que serão entregues nos endereços indicados, já devidamente autografados. A telentrega será efetuada sem custo extra.

A fim de estreitar a relação do público com o autor e proporcionar o debate sobre o conteúdo de sua nova obra, Mantovani fará uma live no Facebook da Livraria e Café Do Arco da Velha no dia 13 de maio (quarta-feira), a partir das 19h. O autor também abordará temas como literatura contemporânea, processos de escrita e paradigmas dos novos tempos literários. Mantovani é mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul e professor de Comunicação no Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG.

Clandestinidades” é a terceira obra de Marcos Mantovani, que estreou em 2011 com a coletânea de crônicas “Sala de Embarque” e depois lançou seu primeiro romance, “Borboleta Nua”, em 2013, livro que venceu o Prêmio Vivita Cartier, de Caxias do Sul, no ano seguinte. Nessa nova obra, o autor parte de um fato real, o acidente aéreo com o Airbus da Air France, em 2009, que matou 228 pessoas e deixou 73 corpos jamais encontrados no oceano Atlântico. Os personagens fictícios, envolvidos na tragédia real, transitam por temas como perda, ausência, vínculo conjugal, relação pai-filho e escolhas pessoais, “estruturando uma narrativa que tem pontos de contato ao mesmo tempo delicados e violentos, próximos e distantes”, conforme define o autor.

Obra financiada com recursos da LIC municipal (Lei de Incentivo à Cultura), o livro, com 160 páginas e custando R$ 35,00 o exemplar, terá 20% da renda das vendas revertida para uma ação de distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é conjunta entre o autor, o livreiro Guilherme Martinato (Do Arco da Velha, livraria que sediará a realização da live do dia 13), a Vírtua Editora Multimídia (pela qual foi editado o livro), integrantes do grupo Órbita Literária, Germano Weirich e Bruno Blanco.

Para o lançamento e encomendas dos exemplares, a partir desta sexta-feira, dia 8, basta acessar os canais de comunicação da Livraria e Café Do Arco da Velha: www.facebook.com.br/davelha (endereço que também transmitirá a live do dia 13), WhatsApp (54) 99133-2786 e fone fixo (54) 3028-1744.

"Clandestinidade", nova obra do autor

Marcos Mantovani vem com novo romance