Caxias do Sul 19/04/2024

Marcopolo sela parceria para produzir ônibus a hidrogênio na Austrália

Fabricante amplia capacidade internacional para desenvolver veículos movidos a combustíveis renováveis e de emissão zero de poluentes
Produzido por Silvana Toazza, 26/05/2022 às 18:05:17
Marcopolo sela parceria para produzir ônibus a hidrogênio na Austrália
Os primeiros ônibus Volgren-Wrightbus deverão estar prontos no início de 2023
Foto: Volgren

A Marcopolo conjuga sustentabilidade e inovação, e anuncia uma parceria internacional. Dessa vez, a Volgren, empresa do grupo caxiense na Austrália, selou acordo com a Wrightbus, indústria irlandesa de ônibus e líder com tecnologia em hidrogênio na Europa e no Reino Unido. O objetivo da dobradinha é desenvolver e lançar ônibus movidos a hidrogênio no mercado australiano.

Dessa forma, a Marcopolo intensifica a sua capacidade para desenvolver e fornecer ônibus movidos a combustíveis renováveis e de emissão zero. Os primeiros ônibus Volgren-Wrightbus deverão estar prontos no início de 2023, e serão os primeiros movidos a hidrogênio na Austrália a serem desenvolvidos por um fabricante local, em parceria com tecnologia europeia de célula de combustível.

Conforme André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais, de Operações Comerciais e Mercado Externo da Marcopolo, a parceria com a Wrightbus demonstra a presença e liderança da Marcopolo no cenário internacional na adoção das mais avançadas tecnologias.

“Em todos os mercados nos quais temos operação, desenvolvemos soluções focadas na mobilidade sustentável, redução de emissões e preservação ambiental”, comenta o executivo.

Segundo Thiago Deiro, CEO da Volgren, a parceria com a Wrightbus trará a tecnologia de chassis movido a hidrogênio de um dos líderes mundiais para a Austrália.

“Acreditamos que o hidrogênio tem um lugar importante na Austrália e a Wrightbus é um dos mais importantes players globais em ônibus a hidrogênio. Estamos confiantes de que a parceria ajudará a acelerar a implantação de ônibus a hidrogênio na Austrália”, destacou.

O CEO da Wrightbus, Buta Atwal, destaca que, como principal fabricante de ônibus do Reino Unido com produtos líderes mundiais, está orgulhoso de fazer parceria com a Volgren, principal fabricante de ônibus e líder na Austrália.

“Como nós, a Volgren está sempre na vanguarda das novas tecnologias para impulsionar a indústria. Existem alguns paralelos fantásticos entre as duas empresas e estamos ansiosos para uma relação de trabalho longa e bem-sucedida”, enfatiza.

Sobre a Volgren

Pertencente à Marcopolo S.A., a Volgren é a maior fabricante de carrocerias de ônibus da Austrália com fábricas em Dandenong (Victoria), Eagle Farm (Queensland) e Málaga (Austrália Ocidental). A empresa projetou, construiu e entregou cerca de 10.000 carrocerias de ônibus – incluindo ônibus elétricos a bateria.

Sobre a Wrightbus

A Wrightbus, com sede em Ballymena, Irlanda do Norte, constrói o chassi de ônibus mais leve do mundo e desenvolveu o primeiro ônibus de hidrogênio de dois andares. De propriedade de Jo Bamford, que comprou a empresa em 2019, a Wrightbus está na vanguarda do movimento de ônibus com emissão zero de poluentes.