Caxias do Sul 31/10/2025

Marcopolo registra receita líquida de R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre

Mercado internacional puxou desempenho da fabricante caxiense de julho a setembro
Produzido por Silvana Toazza, 31/10/2025 às 08:37:42
Marcopolo registra receita líquida de R$ 2,5 bilhões no terceiro trimestre
Modelos rodoviários de maior valor agregado ganharam representatividade
Foto: Marcopolo, divulgação

A Marcopolo passou a régua no balanço do terceiro trimestre de 2025, quando alcançou receita líquida consolidada de R$ 2,505 bilhões, acelerada de 8,2% em comparação com o mesmo período de 2024. O mercado internacional, incluindo as exportações, puxaram o resultado entre julho e setembro.
No período, o lucro bruto da companhia atingiu R$ 668,7 milhões, 15,9% acima de igual intervalo do ano passado (já o lucro líquido ficou em R$ 329,6 milhões, com margem de 13,2%). O EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 419,8 milhões no terceiro trimestre do ano, com margem de 16,8%.

A produção total da Marcopolo no terceiro trimestre deste ano foi de 4.127 unidades, contra 4.133 veículos no terceiro trimestre do ano passado. A produção no Brasil registrou retração de 5,1% de julho a setembro, na comparação anual, enquanto as operações no exterior apresentaram um crescimento de 26,2%, com 829 ônibus produzidos no período.

Nas estradas internacionais: Nas operações externas, destacam-se os desempenhos da Marcopolo Austrália (Volgren), que expandiu sua rentabilidade, mesmo com leve queda nos volumes, e lançou a família G8 com o modelo Paradiso G8 1300; da Marcopolo Argentina (Metalsur), que manteve um bom ritmo de entregas de rodoviários de alto valor agregado; e da Marcopolo África do Sul (MASA), que apresentou expansão de entregas, com boas perspectivas para o final de 2025 e 2026. Ainda, a Marcopolo China (MAC) sustentou resultado líquido positivo após a sua reestruturação em 2024.

"Os modelos rodoviários e urbanos de maior valor agregado ganharam representatividade na distribuição da receita líquida, com destaque para as exportações e operações internacionais, compensando a acomodação de volumes no mercado interno, impactado pelos altos custos de financiamento", afirma o CFO Pablo Motta.

Para o quarto trimestre deste ano, a Marcopolo projeta dados bons de entregas em outubro e novembro, mantendo o mix de vendas, seguido por uma diminuição na rotina em dezembro, em função de um número menor de dias úteis. Fundada há 76 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. Com fábricas nos cinco continentes, seus veículos rodam em mais de 140 países.