Caxias do Sul 05/05/2024

Marcopolo investe em tecnologia para tornar os ônibus mais seguros contra o coronavírus

Iniciativa para promover inovação no transporte coletivo conta com parcerias de startups
Produzido por redação, 22/04/2020 às 13:33:26
Marcopolo investe em tecnologia para tornar os ônibus mais seguros contra o coronavírus
Mais de 20 soluções apresentadas foram escolhidas
Foto: Júlio Soares  

Em meio a um cenário de enfrentamento ao avanço do coronavírus, as empresas precisam lidar com estratégias como férias coletivas e cumprir decretos como limitação de número de funcionários e investimentos em distanciamento e higiene coletiva. Mas não é só isso: também necessitam aplicar energia e recursos para ajudar a deixar seus produtos mais seguros.

É o que está fazendo a caxiense Marcopolo: por meio da Next, sua divisão focada em inovação, buscou startups para desenvolver tecnologias especializadas em biossegurança para tornar o transporte coletivo mais seguro a contaminações virais.

A iniciativa é coletiva, e insere a Marcopolo ao lado de operadoras de transporte para buscar formas de auxiliar os clientes a seguir com suas operações, além de proteger a sociedade da pandemia de Covid-19 e de outros agentes biológicos nocivos à saúde e à segurança dos passageiros e motoristas.

A seleção dos projetos é conduzida por um grupo técnico multidisciplinar de infectologistas, engenheiros e especialistas da Marcopolo, seguindo critérios como aplicação em ônibus e maturidade da solução. Mais de 20 soluções apresentadas foram escolhidas e, entre essas, algumas já estão em processo de aprovação de conceito junto a operadores e clientes.

Confira abaixo os segmentos que conduzem a escolha das soluções:

Higienização: soluções de biossegurança, higienização e esterilização que tornam o interior do ônibus, assim como o bagageiro, menos propenso à disseminação dos vírus durante as viagens.

Sistemas de isolamento e triagem: com o objetivo de promover viagens mais seguras e confortáveis, esses sistemas permitem restringir contato entre passageiros e também com os motoristas. Enquadram-se nesse tema soluções que identifiquem passageiros com sintomas e medição de temperatura.

Nanotecnologia e materiais: novas formas de facilitar a higiene e esterilização do ambiente interno do ônibus.

Sistemas de informação/comunicação: formas de orientar passageiros, motoristas, mecânicos, zeladores, etc. sobre boas práticas na higienização do veículo, bagagens e demais produtos ofertados na viagem.