Caxias do Sul 19/06/2024

MARCOPOLO investe em nova estrutura de 2,6 mil metros quadrados em Caxias do Sul

Empresa amplia capacidade produtiva de olho no filão de modais ferroviários
Produzido por Silvana Toazza, 03/06/2024 às 16:47:06
MARCOPOLO investe em nova estrutura de 2,6 mil metros quadrados em Caxias do Sul
Ampliação melhora a competitividade
Foto: Marcopolo, divulgação

A Marcopolo Rail, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, confirma na prática a confiança que deposita no crescimento do setor metroferroviário. Tanto que a unidade de negócio da Marcopolo SA ampliou sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2,6 mil metros quadrados de área total, em Caxias do Sul (RS).

No novo pavilhão, já concluído, são produzidos veículos 100% nacionais de forma integral, que vão atender às diferentes demandas por transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina, além de contar com a possibilidade de desenvolver projetos com parceiros estratégicos em serviços de modernização de veículos. Com investimento em modernização e tecnologia, são incorporadas novas opções de propulsão. A expansão do setor ganha impulso com os dois primeiros veículos (People Movers) entregues pela empresa ao Consórcio AeroGru. Os trens interligarão uma estação de metrô aos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Entre os modelos que serão fabricados pela unidade está o recém-apresentado Prosper VLT Hybrid, voltado ao transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores a diesel e elétrico com baterias. O modelo proporciona melhor desempenho e autonomia, além de reduzir as emissões de poluentes.

A ampliação da estrutura fabril melhora a competitividade da Marcopolo Rail, pois, além de incorporar equipamentos de ponta, conta com uma equipe de produção altamente especializada. O novo pavilhão atende às normas internacionais com fluxo mais ergonômico e eficiente, o que trouxe agilidade na movimentação de componentes e materiais e, consequentemente, aumento da produtividade.

Sinergia e novos contratos

Para a criação do novo espaço, no bairro Ana Rech, foram feitos investimentos em infraestrutura, com novas máquinas e equipamentos, novos gabaritos e pontes rolantes, além de uma área de armazenagem e logística própria. A Marcopolo Rail está localizada em um complexo que permite a sinergia com outras áreas da Marcopolo, como o centro de fabricação de componentes e cabines de pintura, tornando os processos mais ágeis e simplificados.

Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail estão os modelos People Movers e o fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária daquele país.

A Marcopolo Rail investirá também na formação de equipes de engenharia, para atuar no desenvolvimento de projetos para o segmento ferroviário.

Leia mais:

De olho no filão sobre trilhos, MARCOPOLO apresenta VLT híbrido