Caxias do Sul 03/05/2024

MARCOPOLO fornece 287 ônibus para o sistema BRT do Rio de Janeiro

Veículos começam a ser entregues em novembro e são do novo modelo Viale Express (articulados), os mais modernos do mercado brasileiro
Produzido por Silvana Toazza, 11/10/2023 às 09:35:11
MARCOPOLO fornece 287 ônibus para o sistema BRT do Rio de Janeiro
A entrega de todos os 287 ônibus será concluída ao longo do primeiro semestre de 2024
Foto: Divulgação Marcopolo

O sistema BRT (Bus Rapid Transit, trânsito rápido por ônibus) da cidade do Rio de Janeiro receberá velocidade extra a partir de novembro, com a aquisição de 287 novos ônibus articulados da caxiense Marcopolo para operação no transporte público municipal, nos corredores expressos Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil. O novo modelo, Viale Express, personalizado para o modelo carioca, foi apresentado em cerimônia nesta semana (10 de outubro), na capital fluminense.

"O modelo conta com itens de conforto, segurança e acessibilidade para proporcionar a melhor experiência de viagem aos passageiros, além de atributos que o tornam um produto com alta eficiência operacional”, explica Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

A entrega de todos os 287 ônibus será concluída ao longo do primeiro semestre de 2024. Os veículos colaborarão para a renovação e a modernização dos corredores BRT da cidade, iniciadas no ano passado, com a aquisição de 220 unidades da também parceira Marcopolo.

Tecnologia sobre rodas

Os novos ônibus Marcopolo Viale Express incorporam itens como a Luz de Posição Diurna no conjunto ótico dianteiro para deixar o veículo visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo. Com 23 metros de comprimento, possuem chassi Mercedes-Benz O 500 MDA Euro 6, e capacidade para transportar 181 passageiros (123 em pé e 58 sentados), em poltronas do modelo City Confort, com apoio de cabeça e tomadas USB.

Os veículos contam com sistema de comunicação do motorista com os passageiros com microfone da cabine (semelhante ao utilizado no metrô), aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de iluminação diferenciada com cromoterapia no interior do veículo, rampa de acesso junto às portas de embarque para acessibilidade e cabine segredada para motorista.

Os ônibus também possuem circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque) e de segurança que impede o movimento do veículo com as portas abertas ou não completamente fechadas, sensores de aproximação para plataforma, sistema de ar-condicionado, botão de pânico na cabine do motorista painel, mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha à ré.