Caxias do Sul 29/06/2022

MAPA AFETIVO revela faceta humana de Caxias do Sul

Por meio de intervenções urbanas, grupo de artistas prepara a mostra "Encontros", em cartaz a partir de 24 de junho
Produzido por redação, 08/06/2022 às 08:39:42
MAPA AFETIVO revela faceta humana de Caxias do Sul
Encontro com imigrante venezuelano na Praça Dante Alighieri é um dos pontos marcantes do projeto
Foto: Marcelo Pedroso/Divulgação

Quantos encontros cabem em uma cidade? É com esse questionamento em mente que um grupo de artistas de Caxias do Sul tem saído às ruas para realizar uma série de intervenções urbanas. O objetivo é formar um mapa afetivo de histórias.

Trata-se da fase de laboratório da exposição "Encontros", que entra em cartaz no dia 24 de junho, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Desde o início de maio, já foram cartografados, por meio de fotos e captação de áudio e vídeo, endereços centrais da cidade, como a Estação Rodoviária, o Parque dos Macaquinhos e a Praça Dante Alighieri, que recebeu uma performance intitulada "Abraçaço".

Visando compor um mosaico plural de vivências da comunidade, também foram realizadas intervenções no bairro Planalto e em localidades do interior, como a Estrada da Uva, em Conceição da Linha Feijó. O grupo é formado pelos artistas Darlan Gebing, Marcelo Pedroso, Vini Agliardi e Vinicius Guerra, com curadoria de Glaucis de Morais.

"Até agora, o momento mais marcante foi o abraço que recebi do Manuel, um imigrante venezuelano que estava passando pela Praça Dante. Ele pediu para gravar uma mensagem para a família dele, que ficou na Venezuela, dizendo que está tudo bem aqui no Brasil. Por Caxias do Sul ser uma cidade formada por imigrantes, isso teve uma simbologia muito forte", conta Gebing.

Quem quiser ficar por dentro do processo artístico da exposição, pode seguir o perfil oficial @encontroscxs no Instagram. No endereço, também está disponível o link da playlist do Spotify que reúne as captações sonoras realizadas durante as caminhadas do grupo, em locais como a Rua Sinimbu ou a praça de alimentação do shopping Villagio Caxias.

Captação de imagens na rodoviária de Caxias do Sul (Foto: Marcelo Pedroso/Divulgação)

Na abertura da exposição, marcada para 24 de junho, será realizada uma visita guiada pelos artistas. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Unidade de Artes Visuais de Caxias do Sul pelo telefone (54) 3901-1316, ramais 201 e 202. O projeto "Encontros" conta com recursos do Financiarte 2021.

AGENDE-SE

O quê: exposição "Encontros", de Darlan Gebing, Marcelo Pedroso, Vini Agliardi e Vinicius Guerra.

Quando: de 24 de junho a 24 de julho.

Onde: Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312, bairro Panazzolo, Caxias do Sul).

Quanto: entrada gratuita.

FICHA TÉCNICA

Projeto: exposição “Encontros”

Artistas: Darlan Gebing, Marcelo Pedroso, Vini Agliardi e Vinicius Guerra

Curadoria: Glaucis de Morais

Design gráfico: Vini Agliardi

Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

Produção cultural: Darlan Gebing

Financiamento: Financiarte 2021