Caxias do Sul 17/04/2024

Malharia da Serra se inspira em jogo de xadrez para lançar coleção outono-inverno

Batizadas de Xeque-Mate, peças remetem ao tabuleiro, trabalhadas em preto e branco, no xadrez e no quadriculado
Produzido por Silvana Toazza, 21/03/2022 às 09:52:30
Malharia da Serra se inspira em jogo de xadrez para lançar coleção outono-inverno
Modelo farroupilhense Carolina Lazzari protagoniza ensaio fotográfico
Foto: Kaleo Rodrigues

O outono bate à porta nesta semana, e as malharias da Serra já estão estruturadas com suas novas coleções para a temporada mais fresquinha. E, nesse quesito, não basta apenas produzir malhas, mas é preciso criatividade para seduzir o consumidor.

A Ballardin Malhas, com matriz em Caxias do Sul, unidade em Farroupilha e cerca de 12 mil revendedores no Sul do país, prova isso na prática. A empresa lança a coleção outono-inverno 2022 intitulada Xeque-Mate, tendo o jogo de xadrez como o elemento-guia das peças e da nova campanha. No total, são 30 modelos de malhas femininas, sendo 17 deles lançados em março, e uma subcoleção com outros 13 looks, a ser disponibilizada no mês de maio.

Além do preto e branco, as peças trazem as cores do verde militar e da madeira, em alusão à origem do torneio, e as tonalidades de rosa e vermelho, que remetem ao empoderamento da mulher. Os elementos do jogo de xadrez, tendo a rainha como peça de maior poder, norteiam a coleção outono-inverno 2022.

Modelo farroupilhense Carolina Lazzari brilha em ensaio, clicado no Seminário Divina Providência, em Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul (Foto: Kaleo Rodrigues)

Cada peça recebeu o nome de um dos países vencedores do Campeonato Mundial de Xadrez, como Noruega. Os tamanhos vão do P ao GG e também podem ser adquiridos através do e-commerce da marca.

“Neste ano, investimos ainda mais em tecnologias avançadas para a confecção das peças. Desde o trabalho com o próprio fio, antes do tecimento, até a forma de tecer”, revela a diretora de Marketing da Ballardin Malhas, Adriele Daniel.

Com a assinatura da designer de moda Francine Fruet Gil e da designer gráfica Jéssica da Rosa Paris, a coleção Xeque-Mate traz as características do jogo, desde as cores, tramas e combinações. Na gama de opções, estão peças que remetem ao tabuleiro, trabalhadas em preto e branco, no xadrez e no quadriculado.

Tonalidades remetem à origem do torneio

A cartela de cores também é inspirada no jogo. Além do clássico P&B, os novos modelos da Ballardin Malhas trazem o verde militar e suas variações. As tonalidades remetem à origem do torneio, que surgiu no século VI, na Índia, com o nome de Shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. As nuances da madeira, como o caramelo, o marrom e a ferrugem, foram exploradas para reforçar o feito a mão, quando os tabuleiros eram esculpidos diretamente dos troncos.

“Outras cores bastante simbólicas usadas na coleção Xeque-Mate são o rosa, o vermelho, o bordô, o marsala e o lilás, que muitas vezes são aplicadas para exaltar o feminino. É justamente por este motivo que as escolhemos, para engrandecer a nossa inspiração. A referência à rainha, principal peça do jogo de xadrez, remete à força e ao empoderamento das nossas clientes”, explica Adriele.

Os produtos da Ballardin Malhas podem ser encontrados nas lojas próprias, em Caxias do Sul e Farroupilha, no e-commerce da marca (loja.ballardinmalhas.com.br) ou através das unidades parceiras e de Microempreendedores Individuais (MEIs) presentes em 600 cidades brasileiras. Em junho, a Ballardin completará 53 anos de fundação. A empresa familiar tem como principais mercados regiões de clima predominantemente frio, como as Serras gaúcha e catarinense.