Caxias do Sul 24/04/2024

Mais do que um VINHO: uma história engarrafada

Rótulo que marca os 90 anos de vinícola da Serra une quatro variedades de uvas de safras especiais, entrelaçando tradição e inovação
Produzido por Silvana Toazza, 07/04/2021 às 16:08:39
Mais do que um VINHO: uma história engarrafada
Blend histórico marca os 90 anos da Vinícola Aurora
Foto: Eduardo Benini

Esta notícia é para quem curte vinho, enogastronomia, arte e tradição. O quarteto de atributos compõe o vinho comemorativo aos 90 anos da Vinícola Aurora, recentemente completados.

O rótulo Aurora 90 Anos desembarca no mercado unindo quatro variedades de uvas, de três safras especiais. Dessa forma, nasce esse grande vinho para celebrar em grande estilo as nove décadas desta cooperativa de sucesso da Serra Gaúcha.

O blend tinto é elaborado com 30% de Cabernet Sauvignon 2015, 50% de Merlot 2018, 15% de Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019. No total, foram elaboradas (ou esculpidas?) 36 mil garrafas do vinho, vendido por R$ 90 no varejo da Aurora, junto à unidade matriz, em Bento Gonçalves, ou pelo telefone (54) 3455.2095.

A vinícola também implementa uma inovação no contrarrótulo: trata-se de um QR Code que leva a uma animação sobre a história de uma das maiores cantinas do país. O material, com tecnologia de Realidade Aumentada, aborda desde a fundação da empresa, em 1931, por 16 famílias, até os dias atuais, quando está consolidada como líder de mercado em vinhos finos, sucos de uva e cooler.

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, explica que o produto segue a tradição da vinícola mais premiada do país, de lançar um vinho comemorativo a cada cinco anos. O primeiro foi no cinquentenário, em 1981.

“É um vinho que está à altura das comemorações pelos 90 anos da Aurora, que traduz toda a história de uma empresa que é alicerçada no trabalho, na dedicação das 1,1 mil famílias produtoras e na evolução tecnológica que nos dá condições de elaborar um produto como esse. Este é um ano mais do que especial para a cooperativa, com mais uma grande safra, e com desafios que são do tamanho da Aurora”, antecipa o presidente.

Curiosidade: com passagem de 12 meses por barricas de carvalho americano, o Aurora 90 Anos foi elaborado exclusivamente com uvas da Serra Gaúcha, onde o solo é argiloso, com presença de rochas de basalto e clima frio à noite e moderadamente quente durante o dia.

Agora para os enófilos: a coloração do vinho é rubi intensa com reflexos vermelho profundo. E os aromas de alta intensidade remetem ao café, tabaco, baunilha, mentol, fruta vermelha madura (ameixa) e fruta preta madura (cassis). Em boca, é um vinho equilibrado (álcool/acidez), persistente, mineral, com taninos aveludados bem presentes.

O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, salienta que o corte com uvas de safras especiais para cada uma das castas traz uma complexidade e um equilíbrio perfeito. E destaca que, por ser um vinho com muito bom corpo e potencial de guarda, harmoniza perfeitamente com grelhados, churrascos, assados de carnes de caça, queijos de massa dura como o grana e massas com molhos encorpados.