Caxias do Sul 29/03/2024

Livros ao alcance da mão a qualquer momento

Estudantes de Caxias do Sul terão biblioteca digital disponível 24 horas
Produzido por redação, 21/06/2021 às 09:21:07
Livros ao alcance da mão a qualquer momento
Foto: Janete Kriger/Livro “A História nas Estantes” (Belas-Letras/2007)

Uma biblioteca digital disponível 24 horas é o que alunos da rede municipal de ensino de Caxias do Sul terão à disposição com a implantação de plataformas de leitura.

A assinatura do contrato do serviço foi feita na semana passada pelo prefeito Adiló Didomenico, que estava acompanhado da vice-prefeita Paula Ioris e da secretária Municipal da Educação Sandra Negrini.

O serviço será oferecido pelas empresas Árvore de Livros e Elefante Letrado e o valor aportado pelo Município é de R$ 2.605,920. A implementação e a customização do serviço ocorrerão em até 30 dias e a licença de software será pelo período de 12 meses.

Utilizando-se das novas tecnologias digitais que permitem o acesso e a visualização de conteúdo eletrônico em dispositivos variados, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, a plataforma Árvore de Livros possibilita que uma biblioteca digital funcione 24 horas por dia e os alunos não precisam esperar na fila para acessar um determinado livro.

Também permite o acompanhamento online dos estudantes pelos educadores, consolidando-se como ferramenta para professores, diretores e dirigentes da rede de ensino acompanharem o comportamento do leitor. O serviço dessa plataforma contempla livros, jornais e revistas. O acervo estará disponível para todas as faixas etárias de estudantes.

A plataforma de leitura digital Elefante Letrado possui acervo de literatura infantil com variados gêneros textuais de diversos autores. Além disso, permite a gravação da leitura dos estudantes. O acervo deverá ser organizado na plataforma por classificação que atenda aos diferentes níveis de desenvolvimento de alunos do 1º ao 5º ano.

Visitas online crescem com a pandemia

Devido ao distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, o número de visitantes nos 100 principais museus e galerias de arte do mundo caiu 77% em 2020, indica uma pesquisa realizada pelo jornal The Art Newspaper, referência para o mundo das artes, com sede em Londres e Nova Iorque.

Em compensação, o interesse por visitas online às instituições cresceu de forma considerável. Só no Brasil, segundo dados disponibilizados pelo Google Trends, nos últimos 12 meses, as buscas brasileiras por museus virtuais aumentaram em 50% na comparação com o ano anterior.

Confira algumas instituições que podem ser visitadas virtualmente:

- Museu Republicano: https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html

- Pinacoteca, em São Paulo: https://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/

- MASP, em São Paulo: https://artsandculture.google.com/partner/masp

- Museu Afro Brasil, em São Paulo: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

- Inhotim, em Minas Gerais: https://www.inhotim.org.br/visite/tour-virtual/

- Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro: https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/tour-virtual

- Museu Oscar Niemeyer, no Paraná: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D