Caxias do Sul 25/04/2024

Livro resgata a história dos chapéus, tiaras e adornos

Pesquisadora caxiense Véra Stedile Zattera lança sua 29ª obra com exibição do acervo na quinta-feira, dia 4
Produzido por redação, 02/08/2022 às 07:45:35
Livro resgata a história dos chapéus, tiaras e adornos
Foto: DIVULGAÇÃO

O lançamento da 29ª obra literária da pesquisadora e escritora caxiense Véra Stedile Zattera ocorrerá com exibição de peças de coleção e sessão de autógrafos nesta quinta-feira (4 de agosto), das 16h às 20h, na Casa FaRo (Rua Plácido de Castro, 1053, térreo do Vint Offices, bairro Exposição). A visitação, no mesmo local, permanecerá aberta ao público até 25 de agosto.

O livro “Chapéus, Coroas, Tiaras e Adornos” será comercializado a R$ 180, exclusivamente na Casa FaRo. Durante o período da mostra, será projetado, em tela, um número expressivo desses curiosos adornos. Muitas imagens das coleções do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, do Museu Municipal de Caxias do Sul e de Véra ilustram e arrematam a obra.

As intempéries climáticas foram os motivos iniciais para homens e mulheres cobrirem suas cabeças, ao longo da história da humanidade. O uso desses adornos, no entanto, se expandiu do proteger e embelezar, para sinalizar o status social. Registros asseguram, desde cerca de 4.500 a.C., que os primitivos formatos de coberturas ou adornos de cabeça eram uma espécie de gorro feito em couro, de palha ou de tecidos formando turbantes.

Neste seu mais novo livro, “Chapéus, Coroas, Tiaras e Adornos”, a pesquisadora Véra Stedile Zattera, incansável em suas investigações históricas, relata, por meio de imagens e textos, que esses artigos que embelezavam a população passaram a ser simbólicos, expressando status. Os registros datam desde a Mesopotâmia até os dias atuais. A autora sinaliza as coroas da Europa e do Império Russo, dos chapéus regidos pela moda de chapeleiros e costureiros internacionais e, também, o seu uso no cinema. Do sul do Brasil, ela aborda o tradicional chapéu gauchesco e seu uso na sociedade.

AGENDE-SE

O quê: lançamento do livro e abertura da mostra Chapéus, Coroas, Tiaras e Adornos, de Véra Stedile Zattera

Quando: dia 4 de agosto, das 16h às 20h

Onde: na Casa FaRo, na Rua Plácido de Castro, 1053, térreo do Vint Offices, bairro Exposição

Valor: R$ 180

Mostra: visitação de 5 a 25 de agosto, de segunda a sexta, das 10h ao meio-dia e das 14h às 19h